Notícias do setor farmacêutico

Apenas comprimidos sulcados podem ser partidos?

209

 

Existem dois tipos de comprimidos: os sulcados (aqueles que possuem um risquinho em baixo relevo o dividindo no meio) e os não sulcados (aqueles que são lisos).

Veja também: Como remédios tradicionais são investigados contra a Covid-19

Mas você sabe por que existem essas diferenças? O principal motivo diz respeitos à partição de comprimidos. A partição dos comprimidos é quando o paciente corta o medicamento em uma ou mais partes para o consumo.

Siga nosso Instagram

Abaixo, você pode checar alguns motivos pelos quais os pacientes costumam partir os medicamentos:

  • Para facilitar o consumo
  • Para equilibrar a dose de certos medicamentos
  • Economia

Por que os comprimidos sulcados?

Usualmente, os comprimidos sulcados indicam que aquele medicamento pode ser partido sem grande perca de massa de comprimido. A Food and Drug Administration, inclusive, criou o conceito de sulco funcional. Os medicamentos que atendem a esse conceito podem ser divididos, gerando subdivisões aceitavelmente uniformes e seguindo a critérios de qualidade predeterminados.

Posso partir meu medicamento?

Em primeiro lugar, você deve consultar um profissional da saúde para saber se a dose referente a uma metade do comprimido é o suficiente e se o fármaco receitado pode ser partido.

A partição dos seguintes medicamentos não é indicada:

  • Comprimidos não sulcados
  • Comprimidos revestidos de liberação entérica (que devem ser dissolvidos no estômago)
  • Comprimidos de liberação sustentada (que é liberado no organismo aos poucos)

Se o seu fármaco não faz parte da lista acima e os comprimidos são sulcados, você pode parti-lo. Mesmo assim, alguns cuidados ainda devem ser tomados. O ideal é que a partição seja realizada com aparelho específico.

Mesmo utilizando o cortador de comprimidos, as partes divididas podem ainda não apresentar tamanhos exatamente iguais.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação