Notícias do setor farmacêutico

Farmácias portuguesas venderam 104 mil autotestes em apenas 13 dias

120

Entre os dias 1 e 13 de abril, (depois de o único teste comercializado, da Roche, ter sido aprovado) as farmácias portuguesas já venderam cerca de 104 mil autotestes à Covid-19, de acordo com dados disponibilizados pela Associação Nacional de Farmácias, ao ‘Diário de Notícias’ (DN).

 

O organismo explica que a elevada procura prende-se com o facto de os consumidores os considerarem fiáveis, baratos e rápidos de fazer, para além disso, sempre que tiverem alguma dificuldade, os farmacêuticos ajudam. «Quando não conseguem têm a nossa ajuda. É o que temos feito com todos os nossos utentes», explica uma farmacêutica da zona de Arroios, citada pelo jornal.

 

No total, contando não só com os autotestes mas também com os 95 mil de antigénio que foram realizados nas próprias farmácias, o número de testes vendidos no mesmo período ascende a cerca de 199 mil, adianta o ‘DN’. Desde que os testes estão à venda, já foram notificados mais de uma centena de casos positivos da Covid-19, às autoridades de saúde.

 

Nas grandes cidades a procura é díspar. No Porto, os autotestes não têm muita saída. «Não tem funcionado», diz o farmacêutico Armindo Cosme, citado pelo ‘DN’. «Neste momento, e apesar de o autoteste ser um instrumento importante para o rastreio, as pessoas estão mais conscientes sobre a doença, os sintomas e o que devem fazer, não havendo uma procura frenética», afirmou.

 

Já em Lisboa, há quem esteja a procurar estes testes para pequenas viagens. «Tivemos um utente que teve de viajar de emergência para França, comprou, fez aqui, levou certificado da farmácia e não teve problemas», explica outro farmacêutico ao mesmo jornal.

 

O preço de cada um dos autotestes é de 6,5 euros e neste momento além das farmácias estão à venda também em parafarmácias.

 

Fonte: Portal EXECUTIVE DIGEST – Portugal

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/04/16/nove-farmaceuticas-na-lista-das-50-empresas-mais-inovadoras-do-bcg/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.