Notícias do setor farmacêutico

Marca causa polêmica por campanha que pede respeito ao cabelo liso

112

A Salon Line lançou a campanha ‘Meu Liso é Papo Reto’, com enfoque em produtos para cabelos lisos. A empresa de cosméticos utilizou o rap como forma de expressão musical da propaganda, que mescla entre modelos mulheres negras, indígenas e amarelas para falar sobre o cabelo liso. Entretanto, o tom do comercial é estranho e parece exigir respeito ao cabelo liso.

Veja também: Empresas participantes da Beautycare Brazil apresentam novidades no Beauty Tech Live

Campanha Cabelo Liso, Papo Reto mostra diversidade de cabelos lisos, mas foi criticada

Claro que precisamos lembrar que o cabelo liso não é uma exclusividade da branquitude. Pessoas asiáticas e indígenas – como a própria Katú Mirim, que estrela a campanha -, também têm cabelo liso e uma estética fora do padrão.

Siga nosso Instagram

O assunto rendeu nas redes sociais:

1.

E qual é exatamente o problema? Sendo que o rap foi feito por uma mulher indígena? Cabelo liso virou exclusividade de branco desde quando? Não custa nada sentar um minuto e pesquisar pra entender que o peso de uma textura de cabelo numa raça e em outra são totalmente diferentes. https://t.co/iPeKyb0LTf

– Jé???? (@pedejatoba) April 28, 2021

2.

Salon line pedindo respeito ao cabelo liso? Pelo amor de Deus.. como se alguém já tivesse sofrido alguma coisa por ter cabelo liso?

Sinceramente, um grande desserviço.. nunca usei, e agora com menos vontade ainda de usar.. Parabéns..

– Morena Luuhh ?????????? (@MorenaLuuhh) April 28, 2021

Entretanto, não é possível comparar as dores das pessoas pretas com cabelo crespo às dores do cabelo liso. O cabelo liso é o padrão que dita o consumo. Ele merece respeito, claro, como todos os cabelos, mas o tom ‘empoderador’ da campanha da Salon Line parece fora do tom para muitas pessoas pretas nas redes sociais.

Confira o vídeo da campanha:

O cabelo é liso e o papo é reto. ??

Segura a nova campanha de Meu Liso, com esse time incrível que, juntas, estão aqui pra dizer todas nós somos inspiradoras, somos fortes e somos uma só. #MeuLisoPapoReto pic.twitter.com/IPAthmvumI

– Salon Line (@SalonLineBrasil) April 22, 2021

‘É muito importante que uma marca gigante como a Salon Line defenda a beleza plural de todo mundo, crespos, cacheados, lisos ondulados. Porém essa defesa não pode ser feita usando nossos símbolos, como nossa música (rap) e nossos discursos. Cabelo liso é padrão, que inclusive foi imposto a nós crespas há anos e finalmente nos livramos. Respeitem a nossa identidade.’, afirmou Silvia Nascimento, colunista do site Mundo Negro.

Fonte:  

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação