Notícias do setor farmacêutico

Truvada tem nova indicação para reduzir os riscos de infecção pelo HIV

275

A partir de agora, adolescentes com 15 anos ou mais podem fazer uso do medicamento Truvada (entricitabina + fumarato de tenofovir disoproxila) para profilaxia préexposição (PrEP) – em conjunto com práticas sexuais mais seguras – para reduzir o risco de infecção pelo HIV.

Anteriormente, a medicação produzida pela farmacêutica Gilead Sciences era indicada para tratamento e prevenção do HIV somente em adultos. Podem ser considerados indivíduos de alto risco aqueles que têm parceiro infectado pelo HIV, que fazem uso inconsistente ou não uso de preservativo, que têm diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), profissionais do sexo ou que possuem parceiros com situação desconhecida sobre o HIV.

“Com a expansão do grupo que pode usar o Truvada como uma opção de prevenção, demos mais um passo importante na redução das taxas de transmissão do HIV e aumentamos a qualidade da saúde pública no país”, afirma Rita Manzano Sarti, infectologista e diretora médica sênior da Gilead Sciences Brasil. “Estamos sempre comprometidos em atender às necessidades da prevenção e do tratamento do HIV e corroborar para que mais pessoas tenham acesso a esses métodos”, finaliza.

A ampliação do uso o Truvada para adolescentes representa um grande passo na prevenção do HIV e Aids entre essa população. Segundo o Boletim Epidemiológico de 2020, toda semana 6 mil jovens são infectados no mundo pelo HIV. Estima-se que mais de 11 milhões de jovens com idade entre 15 e 24 anos convivam com o vírus mundialmente. Essa faixa etária é a única na qual a epidemia continua avançando com um risco relativo 50% maior em relação às demais, em uma tendência global.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/04/26/fast-track-da-anvisa-acelera-registro-de-medicamentos-de-especialidades/

 

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação