Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Tocantins promove uso consciente de antibióticos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Com o tema “Procure recomendação de um profissional de saúde habilitado antes de tomar antibióticos”, acontece de 13 a 17 deste mês, a semana mundial de uso consciente dos antibióticos, que busca alertar a sociedade para o uso racional dos medicamentos e promover a conscientização de diversos públicos para a questão da resistência dos mesmos. O evento coordenado  pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) terá atividades também no Estado.

No Tocantins, a Vigilância Sanitária Estadual promoverá ação educativa com abordagem do tema em reunião com Diretores dos Hospitais Regionais do Estado; fará divulgação do material da campanha para as Coordenações de Controle de Infecção dos Hospitais públicos e privados e mobilizará as Vigilâncias Municipais para o engajamento na campanha e incentivo a intensificar ações de fiscalização em farmácias e drogarias visando a venda controlada de antibióticos e o seu acesso por meio de prescrição.

Segundo o diretor da Vigilância Estadual, Thiago Botelho, “a ideia é despertar a população para que busquem orientação, assim como, sensibilizar os profissionais de saúde para que faça a recomendação de uso dos antibióticos de forma consciente. Isso não só garante que os pacientes tenham o melhor tratamento, como também ajudará a reduzir a ameaça de resistência aos antibióticos”, explicou.

A resistência microbiana citada pelo inspetor é reconhecida como uma das principais ameaças à saúde pública em todo o mundo. Seu impacto é sentido em todas as áreas da saúde e afeta toda a sociedade. “Embora a resistência microbiana aos antimicrobianos seja um fenômeno natural, ela tem sido exacerbada. Os serviços de controle de infecção são deficientes ou inexistentes nas unidades de saúde o que acarreta em uso de antimicrobianos de baixa qualidade, insuficiente suporte laboratorial, vigilância inadequada e precária aplicação de regulamentos para assegurar o acesso a antimicrobianos de qualidade e com uso apropriado”, explicou a Inspetora Sanitária e Coordenadora Estadual de Controle de Infecção Relacionada a Assistência a Saúde (CECIRAS), Maria Wilzenir de Oliveira Negre.

Uso irracional de medicamentos

O uso inadequado de medicamentos, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) é responsável por mais de 10% das internações hospitalares em todo o mundo, anualmente. Ainda de acordo com a OMS, mais de 50% de todos os medicamentos são incorretamente prescritos, dispensados e vendidos, e mais de 50% dos pacientes usam incorretamente.

Fonte: Leal Junior

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress