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28% dos internautas utilizam sites de ofertas e descontos

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Os sites e aplicativos de descontos já fazemparte da rotina de compra dos brasileiros. De acordo com pesquisa realizadapelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacionalde Dirigentes Lojistas (CNDL), 28% dos consumidores que compraram pelainternet no último ano têm o hábito de utilizar sites e aplicativos dedescontos. De acordo com o levantamento, entradas para shows, teatro, cinemae casas noturnas (43%) são os itens mais adquiridos. Em seguida, aparecemrestaurantes e bares (39%), além dos tratamentos estéticos (26%), delivery(26%) e pacotes de viagens (21%). Em média, o valor das compras realizadas éde R$ 155,14, sendo maior entre os homens (R$ 178,29) e nas classes A e B(R$ 195,64).

De acordo com o estudo, seis em cada dez entrevistados (57%) disseram ter reduzidoa quantidade de itens adquiridos nesses sites e aplicativos frente aosanosanteriores, enquanto 20% compraram mais. Embora o levantamento mostre que ovolume de aquisições tenha caído, a grande maioria avalia de forma positiva suaexperiência de compra: 89% mostram-se satisfeitos com os produtos e serviçosadquiridos em sites de ofertas e descontos.

A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, alerta para as tentações dasofertas na hora de comprar, que podem comprometer o orçamento. “O brasileiro jáse acostumou a procurar por bons descontos na internet, mas é preciso cautelapara não exagerar no consumo. Todo cuidado é pouco com as compras por impulso.Vale sempre avaliar se o produto adquirido é algo necessário para depois nãoser sequer usado”, observa.

Seis em cada dez consumidores não usufruem detodos ou parte dos descontos promocionais adquiridos nas compras pelainternet 

A pesquisa também aponta que muitas vezes os consumidores acabam nãoaproveitando os descontos adquiridos, o que implica em algum tipo deprejuízo. Apenas 43% dos internautas disseram ter usufruído de todos oscupons promocionais adquiridos — o que aumenta para 50% entre as mulheres.Entre os itens que não foram usados estão kits de festa (24%); roupas, calçadose acessórios (23%); cupons para academia (23%) e peças, serviços de manutençãoou lavagem de automóveis (23%). Por lado, 39% não usufruíram de alguns voucherscomprados, enquanto 18% não chegaram a utilizar nenhum deles.

Dentre os 57% que não utilizaram todos ou parte dos produtos e serviçoscomprados por meio de sites ou aplicativos de descontos, as principaisjustificativas são perda do prazo de utilização ou validade do cupom expirado(35%), regulamento e datas pré-definidas não atendiam as necessidades do consumidor(23%) e problemas de acesso ao local do serviço, que se encontra longe daresidência ou trabalho (21%).

Metodologia

A pesquisa ouviu 815 internautas das 27 capitais que realizaram compras pelainternet no último ano. A margem de erro é de 3,43 pontos a uma margem deconfiança de 95%. Baixe a íntegra da pesquisa em https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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