Nosso boletim ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL desta semana apresenta sistemas e metodologias que podem transformar por completo a operação da sua farmácia. Automatização, modelo de gestão à vista e o cálculo do ROIC permitem uma análise 360º das vendas e de todos os processos operacionais. O que você está esperando para acessar os conteúdos e colocar amanhã essas ideias em prática? Abraços, boa leitura e bons negócios!
Confira os
detalhes
A automação em farmácias se tornou essencial para uma gestão eficiente, agilizando processos, reduzindo erros e otimizando a tomada de decisões através da análise de dados. Filipe Costa, da Procfit, destaca que a falta de automação gera lentidão e ineficiência na gestão de informações. Ele ressalta ainda que a automação é benéfica para farmácias de todos os portes, incluindo redes de pequeno e médio porte e PDVs independentes.
A automação em farmácias se tornou essencial para uma gestão eficiente, agilizando processos, reduzindo erros e otimizando a tomada de decisões através da análise de dados. Filipe Costa, da Procfit, destaca os benefícios da automação, como o ganho de tempo e a assertividade, exemplificando com o sistema Cosmos Pro, que gera gráficos e dashboards com uma visão completa do negócio. Ele ressalta a importância da automação para o controle de estoque e perdas, além da acessibilidade das informações através de aplicativos mobile. Costa também menciona a possibilidade de controlar o acesso às informações, personalizando-o de acordo com a função de cada usuário. A Drogaria Globo utiliza a automação desde 2017 para monitorar os resultados de suas 145 lojas, acompanhando o desempenho de 2.400 colaboradores e utilizando a tecnologia para ações de incentivo, como explica Andressa Soares, gerente de RH da rede.
A gestão à vista é uma estratégia organizacional que torna as informações essenciais do negócio visíveis e acessíveis por toda a equipe. Em uma farmácia, isso significa ter indicadores de desempenho sempre à mostra, facilitando o acompanhamento de metas, vendas, estoques e outros dados importantes. “Quando bem aplicada, essa abordagem melhora a eficiência operacional, aumenta a produtividade e, o que muitos não percebem, facilita a contabilidade empresarial”, afirma Leandro Curado, CEO da Farmacon.
A gestão à vista, com foco na transparência das informações, beneficia farmácias ao melhorar a eficiência, produtividade e facilitar a contabilidade, como afirma Leandro Curado, CEO da Farmacon. Através de painéis, softwares e relatórios, todos os colaboradores têm acesso a dados importantes, facilitando a tomada de decisões e o crescimento do negócio. A gestão à vista também otimiza a contabilidade, organizando as finanças, reduzindo erros, auxiliando nas decisões tributárias, controlando estoque e custos, além de facilitar planejamentos e auditorias. Para implementar a gestão à vista, Curado recomenda definir indicadores-chave, usar ferramentas visuais, treinar a equipe e monitorar os dados diariamente. Ele conclui que a gestão à vista aprimora a relação com a contabilidade, reduz custos e refina o planejamento da farmácia.
O ROIC (retorno sobre o capital investido) é um indicador crucial para avaliar o sucesso financeiro de um empreendimento, mostrando se os investimentos estão gerando valor e lucro real. Oscar Malvessi destaca a importância do ROIC como um indicador mais completo que o ROI, pois considera aspectos como a diferença entre ativos operacionais e financeiros e a lucratividade em relação ao WACC (custo médio ponderado de capital). Um ROIC inferior ao custo de capital indica que os investimentos não estão sendo eficientes.
O ROIC, calculado como lucro operacional líquido dividido pelo capital total investido, é um indicador fundamental para analisar a rentabilidade de um negócio. Para interpretar o ROIC de forma eficaz, é crucial considerar outros fatores como margens de lucro, crescimento da receita e retorno sobre o patrimônio líquido, além de compará-lo com concorrentes e taxas livres de risco. Malvessi ressalta que o ROIC fornece uma visão mais completa do que as demonstrações contábeis tradicionais, utilizando indicadores como a margem do lucro operacional líquido após imposto de renda (LOLIR) e o giro do capital investido médio.
Autoria: Varejocast O varejo físico morreu? Errado! Mas quem aposta só em velocidade, preço baixo e variedade infinita já começou a cavar a própria cova. A NRF 2025 revelou que o futuro do varejo é desacelerar!