Ícone do site Panorama Farmacêutico

A importância da proteína fracionada na alimentação

proteína fracionada

Quando pensamos em perder peso, ganhar massa magra, principalmente para que possamos chegar bem e saudáveis na velhice e agora, para manter uma saúde equilibrada, precisamos de proteína. E isso já está claro, pois além de participarem de muitas funções do sistema de defesa e do sistema nervoso, elas atuam de todas as estruturas do corpo, principalmente na construção de músculos.

O que a maioria das pessoas não sabe é que o armazenamento de proteína no corpo é diferente do armazenamento de gorduras e carboidratos, que vão se acumulando para serem usados conforme a necessidade do corpo.

Além disso, elas demoram mais tempo para serem digeridas e por isso provocam o aumento da saciedade, trazendo benefícios para o controle do peso e para a qualidade de vida de pessoas de diferentes faixas etárias. E também por este mesmo motivo o ideal é que elas sejam ingeridas em partes, frações, distribuídas ao longo do dia.

Proteína fracionada

“Sabemos que o nosso corpo não consegue armazenar o excesso de proteínas a longo prazo. As proteínas vão sendo digeridas em aminoácidos que entram na corrente sanguínea. Por isso, o ideal é justamente o consumo de proteínas ao longo do dia. Porém, é importante que esse consumo seja feito de forma fracionada, ou seja, em pequenas porções, alcançando assim um maior aproveitamento nutritivo”, explica a médica Bruna Marisa, membro da SBEM, Pós graduada em medicina ortomolecular, especialista em emagrecimento e com grande atuação na medicina esportiva.

“É importante entender a importância da proteína fracionada, pois com essa prática, você estará ganhando massa magra e ao mesmo tempo perdendo peso de forma racional, além, é claro, de estar fazendo uma alimentação mais saudável”, explica Bruna.

Tenha em mente que cada um, segundo suas necessidades e objetivos, deve consumir de 1g a 4g de proteína (x) o peso distribuído entre 3 a 6 refeições por dia. Abaixo, a médica deixa uma sugestão de um cardápio para administrar a alimentação em todas as horas do dia, com proteína fracionada.

Café da manhã: Shake Proteína, Queijo ou Omelete

Pós treino imediato: Whey Protein

Lanches: Barras de Proteínas, Ovos Cozidos, Iogurte proteico, oleaginosas

Almoço e janta: Carne com Salada ou Omelete com 2 ovos

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/01/28/visiott-apresenta-solucoes-de-inspecao-para-atender-rdc-301/

Sair da versão mobile