fbpx
O maior canal de informação do setor

A mulher que inspirou a Apsen a dobrar de tamanho

5.151

A mulher que inspirou a Apsen a dobrar de tamanho em cinco anos

Neste Dia Internacional da Mulher, o Panorama Farmacêutico revela histórias inspiradoras de profissionais que fizeram e fazem a diferença no setor. Uma delas tem até o poder de criar uma nação. Vice-presidente da Apsen, Renata Spallicci decidiu traduzir em livro sua rica trajetória na farmacêutica e as receitas que incentivaram a companhia a dobrar de tamanho em cinco anos.

Luiza Helena Trajano, presidente do conselho do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil, assina o prefácio da obra Sucesso é o resultado de times apaixonados, publicada pela Editora Gente e contada por Renata na primeira pessoa e em 15 capítulos. Nada mais simbólico para ajudar a contar a história da líder da Nação Azul, como o próprio time da Apsen se intitula. Definitivamente, ela quebrou os estereótipos que definem filhos e filhas que ingressam no negócio da família.

Primeiros passos

O ano era 2003. Prestes a ganhar o diploma de graduação em engenharia química, Renata iniciava atuação na farmacêutica com a expectativa natural de ter uma sala própria. Para completar o otimismo, teve a honra de ganhar a carona do pai e presidente Renato Spallicci. Ao chegar à sede no bairro paulistano de Santo Amaro (SP), fez a caminhada mais longa e desafiadora de sua vida. Passou em frente a vários escritórios, percorreu o entorno da fábrica até chegar ao almoxarifado.

Para sua surpresa, recebeu do pai a notícia de que começaria ali a sua carreira, como trainee. “Hoje, só posso lembrar desse episódio com gratidão. Pude entender como meu pai era capaz de captar a essência dos colaboradores e percebi que o propósito da Apsen, antes de mais nada, é cuidar das pessoas”, ressalta.

Antes de assumir a vice-presidência, Renata trabalhou em vários departamentos, como expedição, marketing, RH e qualidade. À sua maneira, ela teve contato com os princípios do mundo BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear and Incomprehensible ou Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível, na tradução). Desenvolvido pelo antropólogo norte-americano Jamais Cascio, o conceito rege as relações atuais de mercado, marcado pela volatilidade e pelas incertezas, e foi escolhido para embasar a primeira parte do livro.

Da crise a um planejamento transformador

Em 2007 e já inserida no departamento financeiro, a executiva detectou uma grave crise nos números e um cenário de difícil reversão. “Precisamos buscar ajuda de mentores, alongar a dívida, revisar contratos e reestruturar a equipe com demissões”, relembra. Desse episódio surgiu um dos aprendizados essenciais para a gestão da farmacêutica. “Os colaboradores não podem ser vistos como uma família. Eles são um time, que precisam ser motivados a cada temporada para evoluir com garra, metodologia e muito treinamento.”

Depois de um período de sacrifício, a companhia voltava a crescer em 2009, mas ainda distante do patamar ideal. Arrumada a casa, chegou o momento em que Renata foi escalada para empreender uma profunda transformação no planejamento organizacional, com a meta de conseguir R$ 1 bilhão de faturamento em até cinco anos. Era 2015 e ela estava concluindo o MBA para CEO na Fundação Getulio Vargas, quando teve que assimilar mais uma lição para os negócios. Aprenda a desaprender.

A inspiração partiu de colegas de curso – empresários de diferentes gerações – e de mestres como Maércio Rezende, autor do livro Juntando as peças: na liderança na prática. Nesse exercício, Renata mergulhou em um verdadeiro “flow corporativo”. Constituiu comitês de governança e RI, estruturando a farmacêutica para o futuro. Porém, não se ateve às estratégias de mercado e mirou o planejamento no zelo com as pessoas, a ponto de mensurar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da organização.

Foque as pessoas, acerte os números. Busque o autoconhecimento para inspirar. Invista em diversidade e inclusão. Forme o time certo e remunere muito bem. Confie no time. Fique atento à estrutura física e emocional da equipe. Acabe com os ladrões de tempo. Renata destaca essas ideias ao longo da obra, deixando clara a necessidade de uma visão de futuro, mas sem deixar de observar a essência que está na história da Apsen.

Exemplos

Ela decidiu olhar para a essência da avó Irene, que fundou o laboratório ao lado do marido Marcio Spallicci, em 1969. A preocupação com as pessoas era tamanha que D. Irene tinha o cuidado de saber todos os preços da cesta básica, para garantir salários realmente confortáveis para os colaboradores.

Renata olhou para os exemplos de Sheila Prandi, que saltou de recepcionista a propagandista sênior; de Fernanda Lima, primeira diretora mulher do grupo; e também dos homens Jose Enio Alves Inucencio dos Santos (operador de produção) e Kleber Vargas Nunes, o vice-presidente mais antigo.

O crescimento de 20,5% em 2020, acima da média da indústria farmacêutica nacional, representou muito mais que o cumprimento de uma meta. Foi a demonstração do sucesso de liderar uma Nação Azul, que já almeja dobrar novamente de tamanho até 2025. “A ideia era escrever um livro sobre os desafios da pandemia. No entanto, descobri como seria necessário dividir a superação da Apsen e de um time espetacular, que veste diariamente nossa camisa”, comenta entusiasmada, pronta para a próxima missão.

FICHA TÉCNICA
Título: Sucesso é o resultado de times apaixonados
Subtítulo: Um método inovador para alcançar resultados extraordinários
Autora: Renata Spallicci
ISBN: 978-65-5544-119-2
Formato: 16×23 cm
Páginas: 224
Preço de capa: R$ 59,90

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação