Abrafarma Future Trends debate consumo e inovação digital
Até o dia 6 de setembro, passarão pelo evento mais de 3,5 mil executivos da indústria e das 24 maiores redes de farmácias, que, juntas, representam 45% do mercado brasileiro de medicamentos. A programação contempla 43 horas de atividades com palestrantes do Brasil e do Exterior.
Um dos destaques foi Eddy Gilissen, coordenador de relacionamento da IQVIA para o Norte da Europa, Oriente Médio e África. O especialista colocou em xeque a visão das farmácias sobre o e-commerce como uma oportunidade ou como obrigação. Também esteve presente o norte-americano Mark Cullen, CEO da mscripts – plataforma de saúde móvel que permite aos pacientes gerenciarem seus medicamentos por meio de mensagens de texto, web e aplicativo de celular. Ele falou sobre como tecnologias de adesão ao tratamento podem tornar o varejo competitivo na era digital.
Outras presenças importantes foram o indiano Himanshu Pal, da consultoria britânica Kantar World Panel, que mapeará a evolução das farmácias para o futuro; e Leila Nakashima, diretora do Luiza Labs, divisão de comércio digital do Magazine Luiza, cuja palestra versará sobre o uso da tecnologia aplicada como estratégia para melhorar a jornada de compras do cliente.
Entre as novidades desta edição foram o Innovation Cup, um campeonato que congregará startups inovadoras em soluções para a saúde. “Temas atuais fora debatidos por renomados profissionais, que apresentaram cases e lições de sucesso para o desenvolvimento do varejo e a melhoria da rede de relacionamentos do setor com a indústria”, ressaltou Sergio Mena Barreto, presidente executivo da Abrafarma.
Segundo o coordenador técnico do evento, Eugenio Foganholo, a ideia deste ano foi focar em tecnologia e soluções digitais a serviço do varejo, além de destacar o relacionamento colaborativo entre toda a cadeia farmacêutica. Já a Arena de Ideias teve como objetivo trazer experiências de outros segmentos. “Falamos sobre melhoria de produtividade no varejo e como incrementar a experiência do consumidor”, afirma o moderador Olegário Araújo.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico