fbpx
O maior canal de informação do setor

Açaí: a fruta com superpoder para a saúde

Esse superalimento veio do Norte do país e ganhou fama internacional pelos benefícios que traz para o organismo

1.642

O verão chegou com tudo! Nessa época, nada melhor do que consumir algo refrescante para suportar as altas temperaturas. O açaí pode ser uma boa opção – e ele foi eleito o primeiro superalimento de 2020 pela Sodexo.

Açaí: a fruta com superpoder para a saúde
Foto: DINO / DINO

O açaí é uma fruta originária da mata nativa da Amazônia. Atualmente, 95% da sua produção se concentra no Pará. Enquanto na região Norte o açaí é servido como acompanhamento de pratos salgados, no restante do Brasil ele é mais conhecido pela polpa congelada que é usada como base para aquele creme roxo e delicioso.

Os benefícios do açaí

A fruta é rica em proteínas, fibras, lipídeos, ferro, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e vitaminas. Mas o que torna o açaí especial é a sua alta concentração de antocianina, o pigmento que dá a cor roxa tão característica do alimento. Ele, ainda por cima, tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres, que causam doenças e envelhecimento precoce. E tem mais:

– A vitamina C e E combinadas à antocianina melhoram a circulação;

– Suas fibras ajudam a regular o intestino;

– É rico em ácido oleico, o que contribui para o controle do colesterol e do risco de doença cardíaca;

– Ajuda na saúde do cérebro, prevenindo problemas como a perda de memória;

– Caso consumido adequadamente, o açaí é um ótimo pré-treino por ser fonte de energia e por conter antioxidantes;

– É um energético natural, melhorando a disposição.

Como consumir açaí?

A polpa do açaí costuma ser consumida gelada e doce, tanto na tigela quanto batida como suco ou vitamina. No entanto, é preciso ter cuidado ao consumir a fruta.

O açaí possui muitos carboidratos. Por isso, é importante ficar de olho na frequência do consumo, principalmente para os diabéticos.

Na hora do consumo é comum acrescentar granola, frutas e alguns complementos, como leite condensado, leite em pó, amendoim e mel. Isso torna o açaí ainda mais calórico, contribuindo com o ganho de peso. Para que a fruta fique mais saudável, é desaconselhável adicionar itens ricos em açúcares, procurando consumir o alimento em sua forma mais natural possível.

Além disso, na hora da compra, é preciso ficar de olho nas opções industrializadas, que contêm grande quantidade de xaropes e açúcares.

Para conquistar os benefícios do açaí, uma porção de 100g da fruta é suficiente. Na dúvida, é importante consultar uma nutricionista para orientação do melhor plano alimentar.

Fonte: Terra

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação