Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Ação ensina a descartar remédio

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

O Conselho Regional de Farmácia (CRF) de Alagoas está realizando uma campanha de conscientização sobre o descarte de medicamentos. A ideia da ação surgiu como referência à Semana Mundial do Meio Ambiente, celebrada no começo deste mês de junho, e faz um alerta sobre os malefícios que o descarte incorreto de remédios causa na saúde e na preservação da natureza.

A campanha iniciou no último dia 5, seguirá até o próximo dia 11 e tem apoio do Conselho Federal de Farmácia, Conselho Regional de Farmácia de São Paulo, Associação dos Farmacêuticos do Sertão e Agreste de Alagoas, Sindicato dos Farmacêuticos de Alagoas e da Sequipe ? empresa responsável pelo descarte das medicações recolhidas pelas unidades de arrecadação que adotaram a ação de conscientização.

Em cinco anos, o Brasil produziu 10 mil toneladas de lixo farmacêutico e muitas pessoas ainda não sabem que não se deve jogar medicamentos vencidos ou inutilizáveis em lixeiras comuns. Esse lixo precisa ser tratado adequadamente?, revela o presidente do CRF, Alexandre Correia.

Ele explica que o objetivo da campanha é informar as pessoas que existem lugares específicos para jogar seus lixos farmacêuticos e que o descarte incorreto causa muitos malefícios. ?O medicamento pode contaminar o solo, os lençóis freáticos, pode causar toxicamento nas pessoas. Então, uma medida como essa, de alertar a população, é necessária. Espero que a campanha possa criar um debate sobre a questão nas esferas públicas?, diz.

No momento, a campanha abrange as unidades de algumas farmácias e outros postos de arrecadação em Alagoas. Após o recolhimento do material, ele será incinerado.
* Sob supervisão da editoria de Cidades.

Fonte: Gazeta de Alagoas

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress