fbpx
O maior canal de informação do setor

Acordo prevê investimentos acima de R$ 24 milhões para setor de cosméticos

138

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) fecharam um acordo para promover, facilitar e acelerar o processo de internacionalização das empresas do setor de HPPC e seus correlatos. A parceria prevê investimentos acima de R$ 24 milhões, sendo 56,5% originários da ApexBrasil, e 43,5% de contrapartidas da ABIHPEC e empresas participantes do Beautycare Brazil.

ABIHPEC e ApexBrasil renovam convênio para promover o setor brasileiro de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – Foto ilustrativa / pmv chamara / Unsplash

Para este novo convênio, o projeto selecionou 19 mercados-alvo, onde atuará com foco comercial e de promoção de imagem e com a realização de estudos e análises de oportunidades e ampliação de negócios. São eles: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Austrália, Canadá, Colômbia, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Japão, México, Panamá, Peru, Reino Unido, Rússia e Turquia.

‘Somos reconhecidos como um país de produtos de qualidade, inovadores e com identidade incorporada no desenvolvimento de produtos, a famosa brasilidade. Ao longo dos 22 anos de parceria, o apoio do Projeto Setorial possibilitou que as empresas se tornassem mais competitivas no mercado global, levando a imagem de nossos produtos para um outro patamar internacional’, afirma João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC.

O Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial de consumo de produtos do setor (US? 23,7 bilhões) e representa 45,8% de todo o consumo da América Latina (fonte Euromonitor 2020). Em 2021 o Brasil exportou US? 700 milhões, representando crescimento de 14,9% em relação ao mesmo período de 2020.

‘As empresas brasileiras de HPPC estão adaptando e sofisticando as suas estratégias para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades que têm surgido no mercado global. Neste cenário, o novo projeto setorial se apresenta como uma importante plataforma de desenvolvimento de competitividade internacional, de geração de negócios e de fortalecimento da imagem do Brasil no exterior’, afirma o presidente da Apex-Brasil Augusto Pestana,

O Beautycare Brazil encerrou 2021 com 103 empresas integrantes exportando cerca de 170 produtos destinados a 128 países. O valor total das exportações do projeto alcançou US? 209,4 milhões, o que representou um aumento de 35% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Entre os produtos mais exportados, aparecem com destaque as categorias: produtos para Cabelos (US? 34,4 milhões), Cutelaria (US? 3,2 milhões) e os itens de Higiene Oral (US? 1,5 milhões), com altas de, respectivamente, 41%, 35%, e 14% em relação ao ano anterior. Já para as empresas de insumos da cadeia de valor do setor HPPC, destacam-se empresas fabricantes de ingredientes e embalagens, que apresentaram, nesta ordem, crescimento de 35% e 11% em comparação a 2020.

Os dois primeiros grandes eventos promocionais em 2022 estão previstos para acontecer em abril de 2022 e devem reunir cerca de 60 empresas participantes apoiadas pelo projeto. De 05 a 07 de abril ocorre a in-cosmetics Global em Paris (França), e em seguida, a Cosmoprof Worldwide, de 28 de abril a 02 de maio em Bolonha (Itália).

Fonte: Fashion Network 

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação