O maior canal de informação do setor

Agência europeia aprova terceira dose da Pfizer para todos os adultos

59

A Agência de Medicamentos Europeia (EMA) decidiu, nesta segunda-feira (4/10), aprovar o uso da terceira da dose da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em todos os adultos saudáveis. O indivíduo deve ter mais de 18 anos e o imunizante deve ser reaplicado seis meses após a segunda dose.

Pessoas vulneráveis deverão receber o reforço 28 dias depois da segunda dose. A vacina da Moderna também foi avaliada e aprovada para este público, mas a agência ainda está analisando a aplicação em pessoas saudáveis.

Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam:

Segundo a EMA, não há casos documentados de problemas cardíacos após a terceira dose, mas os especialistas da entidade seguem monitorando possíveis casos.

A agência afirma que a decisão foi baseada em estudos que comprovam o aumento dos anticorpos em indivíduos entre 18 e 55 anos após o reforço. Porém, os especialistas explicam que não há pesquisas conclusivas sobre se as pessoas com problemas no sistema imunológico que recebem a terceira dose ficarão mais protegidas com a aplicação de mais uma vacina.

Mesmo assim, a EMA espera que a nova política ajude a salvar vidas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Centro Europeu de Controle de Doenças (ECDC) recomendam a terceira dose apenas para pessoas imunossuprimidas e idosos. Apesar da sugestão, a decisão sobre a aplicação é responsabilidade dos governos locais.

Fonte: Metrópoles

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/pfizer-pede-a-anvisa-que-inclua-3a-dose-para-maiores-de-12-anos/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação