O maior canal de informação do setor

Ânsia de vômito: o que fazer?

39.045

Enjoo, mal-estar e excesso de salivação: os sinais clássicos de um episódio de ânsia de vômito são bastante desconfortáveis e podem estar relacionados a uma grande variedade de causas. Para aliviar a sensação de náusea, é possível contar com medicamentos prescritos por um médico ou até mesmo algumas receitinhas caseiras e naturais.

Siga nosso instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

A sensação de ânsia de vômito é bastante conhecida, mas, ao mesmo tempo, pouco específica. Ou seja, ela pode surgir em diferentes situações e ser ocasionada por uma grande variedade de causas.

Problemas e doenças no sistema digestivo, como gastrite, gastroenterite e refluxo, por exemplo, além de indigestão devido a excessos alimentares, costumam ser as causas mais comuns de vontade súbita de vomitar. Na maioria das vezes, a sensação surge pouco tempo após as refeições.

ânsia de vômito constante, no entanto, deve ser investigada, já que pode indicar algum quadro específico de saúde, do mais simples ao mais grave. O enjoo regular pode ser sinal de intolerância alimentar, enxaqueca e quadros de labirintite.

Até mesmo fatores emocionais, como ansiedade e estresse, também podem causar enjoos e ânsia de vômito. Prestar atenção a sintomas que acompanham a náusea, procurar um médico e realizar exames é fundamental para descobrir a raiz do problema e, consequentemente, conhecer o melhor tipo de tratamento.

Remédio para ânsia de vômito

Entre os remédios mais comuns para combater ânsia de vômito estãoaqueles os compostos por ondansetrona, metoclopramida e dimenidrinato. Os mais comuns são Dramin, Plasil, Motilium, Peridal, Domperix, Jofix, Ondansetrona e Vonau.

O que fazer para melhorar ânsia?

Alimentos, chás naturais e truques simples também podem ajudar a aliviar a sensação de ânsia de vômito, sem a necessidade de tomar remédios.

Frutas que diminuem ânsia de vômito

De acordo com o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, alimentos mais cítricos aumentam a acidez e facilitam a digestão, evitando assim o enjoo e a vontade de vomitar. Alguns exemplos de boas frutas cítricas para consumir são: limão, laranja, tangerina, acerola, entre outras.

Gengibre contra ânsia de vômito

A raiz relaxa o sistema gastrointestinal e atua no sistema nervoso central inibindo os receptores da serotonina, evitando assim o vômito. Uma boa opção é apostar no simples chá de gengibre: misture 5 cm de raiz de gengibre com ½ litro de água e suco de ¼ de limão. Leve ao fogo e, assim que ferver, ele estará pronto para ser consumido.

Alimentos que combatem ânsia de vômito

Consumir vegetais facilita o esvaziamento gástrico e, consequentemente, evita quadros de ânsia de vômito. Portanto, inclua no cardápio opções como: espinafre, brócolis, agrião e rúcula.

Ânsia de vômito com cheiros fortes

Se possível, evite permanecer em contato com cheiros fortes, como o de comidas muito temperadas, perfumes ou mesmo fumaça de cigarro, que podem piorar a ânsia de vômito. Procure ficar em locais bem ventilados.

Como evitar ânsia em viagens de carro

Olhe para fora da janela do carro ou do ônibus, pois assim você tranquiliza o cérebro e sinaliza que está realmente se movendo e que tudo está bem. É importante manter os olhos fixos em um ponto imóvel no horizonte e evitar olhar objetos ou situações em movimento, como ondas do mar, por exemplo.

Fonte: Vix Mulher

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/07/27/sete-desafios-para-promover-o-autocuidado-nas-farmacias/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação