Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Anvisa abre consulta pública para debater rastreabilidade

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Foi encerrado mais um capítulo da novela da rastreabilidade de medicamentos. Por meio da RDC nº 319, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) renovou a regulamentação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM). O órgão também abriu uma consulta pública para discutir o tema, com prazo até 2 de janeiro de 2020 para envio das sugestões. Os debates sobre o assunto estão completando dez anos, desde a promulgação da Lei 11.903/2009.

 

As informações foram antecipadas pelo diretor-presidente da agência, William Dib, durante a abertura do Seminário de Tecnologia e Rastreabilidade, promovido no último dia 7 no Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da FMUSP, em São Paulo (SP). Com a RDC atualizada, o projeto saiu definitivamente da fase-piloto e migrou para o ciclo de implantação. A expectativa é que a implementação esteja completa até 2021, com base em cronograma a ser definido após a consulta pública.

 

A etapa experimental contou com a participação de executivos de mais de 15 companhias, entre indústrias farmacêuticas, distribuidoras, redes varejistas e hospitais. “Essa iniciativa está se tornando realidade também graças às empresas, que abriram seus cadastros e emprestaram seus conhecimentos técnicos. Além de assegurar a procedência dos medicamentos, a rastreabilidade permitirá ações mais efetivas para combater problemas decorrentes da qualidade dos remédios ou de eventuais desvios e roubos”, ressalta Dib. 

 

“A rastreabilidade trará benefícios significativos, que vão desde uma maior segurança de pacientes e de profissionais em relação aos medicamentos utilizados, até um maior controle de produção e de logística, além de facilidades de fluxos e manutenção de padrões regulatórios de conformidade”, avalia Serafim Branco Neto, assessor da presidência da Abrafarma. A decisão também foi bem avaliada por Geraldo Monteiro, diretor executivo da Redifar, rede nacional de distribuidores de medicamentos. “Ela tende a acelerar o processo de implantação em todos os elos da cadeia, embora muitas empresas não estejam totalmente preparadas”, comenta.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

 

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/08/07/anvisa-regulamentara-testes-rapidos-nas-farmacias/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress