Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Anvisa prorroga mais uma vez consulta pública sobre rotulagem de alimentos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) prorrogou, mais uma vez, o prazo final para o envio de sugestões às consultas públicas 707 e 708 sobre a rotulagem de alimentos. A medida foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) desta 4ª feira (6.nov.2019), quando as consultas seriam encerradas. Nova data é 9 de dezembro.

Em 12 de setembro, a agência apresentou proposta de reformulação dos rótulos de embalagens de alimentos processados. As principais mudanças sugeridas são a adoção de 1 rótulo frontal, com advertência no caso de alto teor de açúcar, sódio e gordura saturada. Para chamar a atenção do consumidor, a imagem de uma lupa seria inserida ao lado no quadro (veja abaixo).

© Divulgação/Anvisa

Rotulagem frontal proposta pela Anvisa

A agência também sugere mudanças na tabela nutricional e nas porções de alimentos. Eis as principais propostas:

© Fornecido por Poder360 Jornalismo e Comunicação S/S LTDA.

Veja como participar

O modelo proposto ainda pode sofrer modificações por meio das consultas públicas. A Anvisa informa que qualquer cidadão pode participar, desde que tenha lido os 2 documentos sobre o assunto: a Resolução da Diretoria Colegiada, que contém as novidades para ajudar os consumidores na hora da escolha dos alimentos embalados, e a Instrução Normativa com os requisitos técnicos para a declaração da rotulagem pelas indústrias.

As sugestões devem ser enviadas por meio do preenchimento dos formulários eletrônicos (aqui) ou por meio de carta, que deve ser enviada para a sede da Anvisa (endereço: Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Gerência Geral de Alimentos (GGALI) – SIA, Trecho 5, Área Especial 57, Brasília-DF, CEP 71.205-050).

As contribuições recebidas são consideradas públicas e estarão disponíveis a qualquer interessado, por meio de ferramentas contidas no menu “resultado” do formulário eletrônico.

Depois do fim do prazo, a Anvisa fará uma análise das sugestões e poderá promover debates com órgãos, entidades e outros interessados pelo tema até chegar à deliberação final da Diretoria Colegiada.

Quem já afirmou que vai mandar propostas de outros modelos de rótulos foi a Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), que sugere o rótulo “semáforo nutricional quantitativo”, onde os ícones de sódio, açúcares totais e gordura saturada são coloridos de verde, amarelo e vermelho.

© Divulgação/Abia

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), apesar de ter elogiado a iniciativa da Anvisa, sugere a adoção de modelo frontal de advertência em triângulos para indicar quando há excesso dos nutrientes considerados críticos.

Fonte: MSN

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/11/18/anvisa-proibe-venda-de-medicamentos-no-mercado-livre/

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress