Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Após nova alta da Selic, veja as expectativas de grandes bancos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Os principais credores privados globais já antecipam um fim iminente para o ciclo de aperto monetário do Banco Central, depois que a autarquia indicou na quarta-feira redução no ritmo de aperto monetário a partir de seu próximo encontro, em março.

Ao fim de sua reunião de política monetária da véspera, o Comitê de Política Monetária (Copom) subiu os juros em 1,50 ponto percentual pela terceira vez consecutiva, a 10,75% ao ano, decisão em linha com a expectativa em pesquisa da Reuters.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Em relatório divulgado na noite de quarta-feira, o Credit Suisse afirmou que tanto a elevação de 1,50 ponto da Selic quanto a indicação de aperto de menor magnitude em março vieram em linha com suas projeções.

‘Mantemos nossa expectativa de que a taxa de juros Selic será elevada em 100 pontos-base em março e 50 pontos-base em maio’, chegando a 12,25% ao ano, disseram no documento Solange Srour, economista-chefe do Credit Suisse no Brasil, e Lucas Vilela, economista.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter

Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Leave this field empty if you’re human:

O Citi compartilha dessa visão, afirmando em relatório da véspera manter a projeção de que os juros básicos chegarão a 12,25% ao fim do atual ciclo de aperto, após alta de 1 ponto percentual em março e 0,50 ponto em maio.

O credor norte-americano disse, no entanto, enxergar riscos crescentes de necessidade de juros terminais mais altos do que o atualmente esperado, afirmando que a elevação das projeções de inflação do BC e a sinalização de aperto mais tímido em março podem desancorar ainda mais as expectativas de inflação.

Segundo o comunicado de quarta-feira, o Banco Central passou a enxergar alta de 5,4% do IPCA em 2022, acima dos 4,7% calculados no último encontro do Copom e também acima do teto da banda de tolerância definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que tem centro em 3,50% e extremos em ??2,00% e 5,00%.

Para 2023, a projeção de inflação do BC está em 3,2%, mesmo patamar estimado pelo Copom de dezembro e abaixo da meta de 3,25% definida para o ano.

Para o BNP Paribas, os juros já estão perto dos níveis necessários para levar a uma convergência da inflação e suas expectativas de volta aos objetivos do Banco Central, mas há necessidade de manter a Selic elevada por mais tempo.

Assim como Credit Suisse e Citi, o BNP espera alta de 1 ponto percentual em março e de 0,50 ponto em maio na taxa básica de juros, para 12,25%, revisando levemente para cima expectativa anterior de patamar final de 12%. O banco francês não projeta cortes na Selic até 2023.

Por sua vez, Alberto Ramos, diretor de pesquisas econômicas para a América Latina do Goldman Sachs, afirmou em relatório esperar elevação de 1 ponto no próximo encontro do Copom. Isso, ‘dependendo da evolução da inflação e dos respectivos balanços de risco, pode proclamar o fim do ciclo de alta de juros’, segundo o especialista.

Ele afirmou que a desaceleração no ritmo de elevação da Selic telegrafada pelo Bacen é justificada por ‘um perfil de crescimento real do PIB abaixo da tendência, pano de fundo incerto da Covid, efeitos defasados do aperto monetário recente e uma taxa de câmbio mais bem ancorada’.

O Bank of America não vê o BC promovendo mais dois aumentos nos juros. David Beker, chefe de economia no Brasil do BofA, disse em relatório divulgado no fim da quarta-feira que o comunicado do BC ‘reforça nossa visão de que o ciclo de aperto monetário está se aproximando de seu fim’.

Segundo Beker, a taxa Selic deve ser elevada em mais 0,50 ponto percentual em março, encerrando a era de aperto monetário pelo Bacen com juro em 11,25% ao ano.

Fonte: Forbes Brasil Online 

 

Veja Também:https://panoramafarmaceutico.com.br/pg-higiene-oral-em-farmacias-regionais/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress