Armazenamento refrigerado pode dificultar vacinas de Pfizer e Moderna, diz Fauci
O diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, Anthony Fauci, disse nesta quarta-feira que será um desafio distribuir vacinas que usam tecnologia baseada em RNA mensageiro em países em desenvolvimento, devido às necessidades de armazenamento refrigerado.
Siga a nossa página no Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/
Os comentários foram feitos dias depois de a Pfizer dizer que sua vacina experimental para Covid-19 é mais de 90% eficaz com base nos resultados dos testes iniciais, e que espera entrar com pedido de autorização para uso de emergência nos Estados Unidos neste mês.
A possível vacina usa RNA mensageiro sintético para ativar o sistema imunológico contra o vírus, e precisa ser mantida a uma temperatura de -70 graus Celsius.
“Há desafios da cadeia de frio por assim dizer. Em um país como o Reino Unido e os Estados Unidos, podemos enfrentá-los e ainda seria um desafio. Mas, provavelmente, será muito mais desafiador em países em desenvolvimento”, disse Fauci na conferência global de farmácia e biotecnologia do Financial Times.
A vacina experimental da Moderna, que está a caminho de relatar os primeiros dados de um ensaio clínico em estágio final no final deste mês, também usa tecnologia de RNA mensageiro e precisa ser armazenada a -20 graus Celsius.
“É por isso que, quando elaboramos nosso plano, queremos ter uma diversidade do que chamamos de plataformas de vacina. Não é apenas RNA mensageiro… há três plataformas distintas que estão sendo analisadas nos Estados Unidos”, disse Fauci.
Fonte: Terra
Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/11/04/pilbox-quer-mais-negocios-com-distribuidores-e-redes-regionais/