Ícone do site Panorama Farmacêutico

Ativa Logística inicia operação de frotas com energia solar

Ativa Logística ganha prêmio top fornecedor por eficiência nas operações de transporte à Racco 1

 

Com mais de 1 mil clientes nos mercados farmacêutico, hospitalar, de saúde e beleza, a Ativa Logística deu início a um projeto-piloto de instalação de placas solares em sua frota. A inovação já estará disponível nas 18 unidades da operadora logística, localizadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina.

Segundo o gerente de inovação Alex Nunes, a tecnologia reduz o consumo de diesel e aumentar o tempo de vida útil das baterias. As placas solares geram energia para o sistema de refrigeração dos baús e outras tecnologias embarcadas nos caminhões. “A nossa meta é implantar a tecnologia em toda a frota da empresa, hoje composta por 800 veículos”, relata.

A utilização das placas solares proporciona aumento de até 40% do tempo de vida útil da bateria, além de reduzir a quantidade de vezes em que o motor do sistema de refrigeração ou do veículo são acionados para alimentar as baterias.

O sistema de refrigeração do baú possui um motor movido a diesel e uma bateria interna, ambos independentes.  O motor gera energia para a bateria, que por sua vez fornece energia para o refrigerador.

Os veículos que receberam as placas solares são utilizados nas operações de coletas de mercadorias, distribuição e transferências entre unidades da Ativa Logística. Os testes em andamento acontecem em operações logísticas no estado de São Paulo, principalmente na capital e nas cidades de Campinas, Bauru, Itapevi e Ribeirão Preto.

Compromisso com a sustentabilidade

A iniciativa integra o projeto “Sustentabilidade Ativa”, que contempla ações como a instalação de telhas translúcidas, que facilitam a utilização da luz do sol nos armazéns. Isso possibilita a redução do uso da energia elétrica durante o dia. Além disso, a empresa utiliza a cinta “logistikband” para diminuir a utilização de plástico em suas operações internas de armazenagem e transporte. Com a mesma finalidade do filme stretch, a cinta tem a vantagem de ser reutilizada e não descartada no meio ambiente após a primeira utilização.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Sair da versão mobile