fbpx
O maior canal de informação do setor

Autotestes devem chegar às farmácias até sexta-feira

1.309

Autotestes devem chegar às farmácias até sexta-feira

O próximo dia 4 de março (sexta-feira) deve marcar a chegada dos autotestes da Covid-19 nas farmácias e drogarias brasileiras. As próprias redes do varejo e as fabricantes confirmaram a informação.

Em um primeiro momento, a tendência é que a comercialização desses exames se concentre no grande varejo farmacêutico. A Raia Drogasil, por exemplo, informou que disponibilizará a venda em suas mais de 2,5 mil lojas. Os primeiros autotestes na companhia serão o Novel Coronavírus (Covid-19), do tipo antígeno e de fabricação da CPMH – Comércio e Indústria de Produtos Médicos-Hospitalares e Odontológicos, primeira fabricante a receber a aprovação da Anvisa.

Já o Grupo DPSP providenciou em torno de meio milhão de unidades, que inicialmente estarão à venda no e-commerce e nos PDVs das capitais Rio de Janeiro e São Paulo, a um custo de R$ 69,90. Além de fechar contrato com a CPMH, a rede adquiriu os produtos da Eco Diagnóstica, que já teve dois registros de autotestes validados – que utilizam amostras de saliva e de swab nasal, ambos com diagnóstico em torno de 15 minutos.

Embora tenha sido adquirida recentemente pela sul-coreana SD Biosensor, a Eco Diagnóstica investirá em uma fabricação 100% nacional dos autotestes, diretamente de sua planta em Nova Lima (MG). A empresa prevê a saída do primeiro lote na sexta-feira.

“O desafio é transformar os testes encartuchados na embalagem final, processo que exige pelo menos uma semana de ajuste após a aprovação do registro e das especificações técnicas por parte da Anvisa. Mas já temos 3 milhões de exemplares na linha de produção e a projeção é totalizarmos 20 milhões”, assegura o diretor comercial Fabiano Queiroz. A intenção inicial é viabilizar, ainda no mês de março, a distribuição massiva para as grandes redes vinculadas à Abrafarma.

A Eco Diagnóstica também lançará um pack família em embalagens com três e cinco unidades de autotestes. “Isso reduzirá o custo unitário para maiores quantidades”, acrescenta.

Evolução dos registros de autotestes no Brasil

Além desses três autotestes, a empresa alemã Kovalent também recebeu a aprovação do registro. Seu dispositivo, baseado na amostra de swab nasal, poderá ser encontrado no mercado nacional em versões com um, dois e cinco testes, para atender às famílias que queiram utilizar esse serviço.

Entre os requisitos para registro do autoteste, a Anvisa determina que as instruções de uso, armazenagem e descarte do produto sejam claras e que utilizem ilustrações para facilitar o manuseio e a interpretação do resultado por parte do público leigo, ou seja, por indivíduos sem treinamento técnico ou científico formal. O solicitante do registro do autoteste deve dispor de um canal de atendimento ao usuário e indicar o Serviço Disque Saúde do Ministério da Saúde, em conformidade com o Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19, o PNE-Teste.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação