O maior canal de informação do setor

BASF Lança Bioativo Para a Pele que Melhora o Humor e Proporciona Sensação de Bem-Estar

269

BASF – Sacred Patch® estimula a liberação da ocitocina na pele, um neuropeptídeo ligado à sensação de bem-estar, e possui excelente performance de hidratação e ação anti-inflamatória, podendo ser utilizado em produtos de tratamento para pele sensível

Siga nosso instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Pesquisadores da BASF potencializaram os benefícios do sacran, um polissacarídeo raro e precioso, extraído de uma alga que habita águas vulcânicas do Japão, por meio da tecnologia de MicroPatch® molecular em um ativo inovador

Em meio ao agitado cenário de mudanças e incertezas trazido pela pandemia, cuidar da saúde mental tornou-se prioridade para muitas pessoas. Para auxiliar o mercado no desenvolvimento de cosméticos cada vez mais inovadores e alinhados com as demandas dos consumidores, a BASF anuncia o lançamento do Sacred Patch®, um ingrediente ativo que proporciona bem-estar emocional ao mesmo tempo em que trata os sinais da pele sensível. Sacred Patch® atua na pele por meio de três mecanismos: possui ação anti-inflamatória, hidrata profundamente a pele com efeito imediato, melhorando o conforto da pele ressecada, e proporciona uma melhora instantânea no humor durante a aplicação. Segundo a ISO 16128, Sacred Patch® é 99,2% de origem natural.

Tecnologia inteligente de patch molecular para cosméticos que proporcionem bem-estar

Sacred Patch® utiliza a tecnologia MicroPatch® patenteada pela BASF para potencializar os benefícios do sacran na pele. Extraído da microalga japonesa Aphanothece sacrum, o sacran é conhecido há muitos anos por suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias. Além disso, os cientistas da BASF descobriram que esse polissacarídeo estimula a liberação de ocitocina na pele, um neuropeptídeo mediador das sensações de carinho, conexão e bem-estar, que pode ser liberado por fibroblastos e queratinócitos e melhorar certas condições da pele, reduzindo a liberação de mediadores inflamatórios como as interleucinas IL-6 e IL-8.

Aproveitando esta propriedade excepcional, o sacran foi incorporado a uma estrutura molecular tridimensional de MicroPatch®, formada pelos polissacarídeos naturais pullulan, alginato e ácido hialurônico, para ter seus benefícios na pele potencializados.

Em um estudo ex vivo em explantes de pele humana, Sacred Patch® estimulou a liberação de 40% a mais de ocitocina comparado a um controle não-tratado. A partir de um painel clínico com 87 voluntários, controlado por placebo, 93% dos participantes associaram o uso de Sacred Patch® à uma sensação de carinho e ternura, 90% aos sentimentos de alegria, felicidade e bem-estar e 61% à sensação de prazer.

Efeito calmante para peles sensíveis

A pele sensível é uma condição de reatividade exacerbada da pele à estímulos externos, como substâncias irritantes, partículas poluentes ou micro-organismos que podem penetrar na derme e piorar o quadro. Nesse caso, o agente irritante faz com que as células epidérmicas produzam mensageiros inflamatórios como a interleucina IL-8.

Em teste in vitro conduzido em queratinócitos humanos infectados por Staphylococcus aureus, um conhecido micro-organismo sensibilizante, Sacred Patch® ajudou a reduzir significativamente a inflamação em 93%, em comparação com um controle não tratado. Este resultado demonstra que o ativo pode proporcionar conforto à pele irritada.

Hidratação intensa e imediata

Rupturas na barreira cutânea podem levar à desidratação, o que pode gerar uma série de condições indesejadas na pele, como coceira, desconforto, rugas, linhas finas e um aspecto de pele seca e sem brilho. Por meio da tecnologia de MicroPatch® da BASF, obtida com pullulan, alginato e ácido hialurônico, Sacred Patch® forma uma malha molecular de proteção e conforto na superfície da pele sensível que evita a perda de água transepidermal por evaporação. Além disso, o sacran presente no interior da estrutura patch, é altamente higroscópico e pode absorver cerca de 6000x do seu peso em água, 5x mais que o tradicional ácido hialurônico, o que potencializa a retenção de água e mantém a pele profundamente hidratada. Em um teste ex vivo em explantes de pele humana, Sacred Patch® proporcionou uma hidratação imediata das camadas externas da epiderme, que durou pelo menos 6 horas após a aplicação.

A tecnologia de MicroPatch® é resultado de duas grandes especialidades da BASF: macromoléculas naturais e liberação controlada de princípios ativos. Ela faz parte do portfólio de princípios ativos da companhia, que inclui soluções como o PatcH2O?, que oferece hidratação imediata e de longa duração para a pele e couro cabeludo, o MicroPatch® Caffeine, que auxilia na melhora da celulite e na redução de olheiras, e o hidratante MicroPatch® Serine. A BASF planeja, no futuro, expandir ainda mais sua gama de produtos com base na tecnologia MicroPatch®.

Fonte: Revista Analytica

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/evento-inedito-debate-o-novo-e-commerce-no-canal-farma/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação