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Bayer tem solução pioneira para o tratamento dos sintomas da vaginose bacteriana

Bayer

Pioneira na categoria de saúde íntima, Bayer Consumer Health acaba de lançar um produto inovador para o tratamento dos sintomas da vaginose: Gino-Canesten® Balance. A iniciativa está alinhada à ampliação do portfólio de Gino-Canesten®. O produto é um gel vaginal que elimina os sintomas da vaginose, como o cheirinho desconfortável logo nos primeiros dias de uso. Trata-se do primeiro produto voltado para o tratamento desta condição, sem a necessidade de prescrição médica. O lançamento está alinhado ao propósito da Bayer Consumer Health na promoção do autocuidado.

Normalmente percebida a partir de mudanças no odor e na cor do corrimento vaginal, a vaginose bacteriana acontece quando o pH da vagina está desbalanceado, o que permite que algumas bactérias ruins se proliferem (principalmente a Gardnerella vaginalis). Seus principais sintomas são odor intenso e desagradável, e corrimento acinzentado. Através do glicogênio e ácido lático presente em sua fórmula, o novo Gino-Canesten® Balance reequilibra o pH e a quantidade de bactérias boas da flora vaginal, restaurando o equilíbrio da região e eliminando a infecção. Sua fórmula é tão eficaz quanto o metronidazol, antibiótico comumente indicado para o tratamento desta infecção.

 

Alguns até acabam por confundir vaginose com candidíase, porém cada uma apresenta sinais diferentes e contam com tratamentos totalmente distintos, como explica a médica ginecologista e obstetra Dra. Ornella Minelli. “A candidíase é uma infecção vaginal causada por um fungo chamado Candida albicans, que tem como principais sintomas a coceira vaginal e um corrimento esbranquiçado e grumoso. Quem possui essa infecção não costuma relatar cheiro forte. A vaginose, por sua vez, é uma infecção causada pela proliferação de bactérias já existentes na vagina, principalmente a Gardnerella vaginalis, e seu principais sintomas são corrimento acinzentado, com um odor forte, que se assemelha a peixe podre, e incômodo na região. A vaginose pode também causar sangramentos após a relação sexual”, alerta.

“Acho relevante frisar a importância da aderência ao tratamento por parte da paciente, seguindo corretamente os dias indicados. Vejo muitos casos de pacientes que começam o tratamento e, após alguns dias, quando começam a ver melhora, interrompem e o quadro regride. O tratamento deve ser feito adequadamente a fim de se evitar recorrências da infecção, ou questões mais graves, como problemas na vida reprodutiva da mulher, caso não tratada corretamente”, enfatiza Dra. Ornella.

 

Vergonha e desinformação reforçam tabus

Em 2019, a IPSOS conduziu um estudo, a pedido da Bayer, para compreender o papel da mulher na sociedade e os tabus e estigmas atuais que impedem sua evolução na busca por igualdade, bem como na relação com seu corpo. Foram entrevistadas mulheres com idade entre 16 e 25 anos, e especialistas (psicólogos, antropólogos e ONGs pelos direitos das mulheres) de três países da América Latina (Brasil, Bogotá e México) e, quando o assunto é a saúde da mulher, o estudo mostrou que, nos três países, a vergonha e a desinformação são algumas das questões mais urgentes que limitam o seu bem-estar e sua evolução.

“Falar sobre a saúde íntima, por mais que seja algo simples, ainda causa constrangimento a muitas mulheres. Sendo assim, muitas delas evitam falar sobre o assunto, o que acaba dificultando a disseminação de informações importantes que podem ajudar na prevenção e no tratamento da vaginose, candidíase e outras infecções”, afirma Dra. Ornella.

“Todos esses dados só reforçam a importância de continuarmos, como marca líder global na categoria, atuando na oferta de informações que possam ajudar nossos consumidores a se libertarem da vergonha e do desconforto. Além disso, com o lançamento de Gino Canesten Balance reforçamos também nosso pilar de autocuidado. Sabemos dos tabus que envolvem essa categoria e, ao desenvolvermos o primeiro tratamento para os sintomas da vaginose sem necessidade de prescrição médica, facilitamos o seu acesso, o que contribui com essas questões. Consideramos nossa responsabilidade ser um agente de mudança positiva em busca de uma saúde íntima livre de tabus, e é esse nosso propósito como marca”, afirma Cristina Hegg, Diretora de Marketing da Bayer Consumer Health no Brasil.

Distribuição: sistema próprio e com apoio de distribuidores
Coordenadora de Trade Marketing: Marina Cabral – (11) 98985-8919

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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