Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

BC fará ‘o que puder’ por inflação dentro da meta em 2022, diz diretora

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Fernanda Guardado, diretora de Assuntos Internacionais e Gestão de Riscos Corporativos do BC (Banco Central), disse que o órgão fará ‘o que puder’ para garantir que inflação fique dentro da meta projetada para 2022. Ela participou na 2ª feira (11.out.2021) de evento do IIF (Instituto de Finanças Internacionais).

A estimativa para a inflação de 2022, divulgada pelo Boletim Focus do BC, aumentou pela 12ª semana consecutiva. As projeções de analistas de mercado para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) foram de 4,14% em 4 de outubro para 4,17% na 2ª feira (11.out).

Essa projeção está acima do centro da meta de inflação para 2022, calculado em 3,5%. Ainda assim, encontra-se no intervalo de tolerância, que vai de 2% a 5%.

‘Faremos o que pudermos para trazer a inflação para a meta’, diz Fernanda. A diretora analisa que a pressão inflacionária se concentra de forma majoritária nos setores alimentício e energético.

A alta de preços desses setores, avalia Fernanda, costuma ser temporária. No entanto, ela reconhece que o atual cenário esteja durando mais do que o previsto inicialmente.

O Focus também estimou aumento para o IPCA de 2021. Saíram de 8,51% para 8,59%.

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, disse na 6ª feira (8.out) que o IPCA de setembro veio ‘um pouco melhor’ do que o esperado. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informou que a inflação subiu 1,16% no último mês, puxada pela energia elétrica. O mercado, no entanto, esperava um pouco mais, cerca de 1,25%.

Segundo ele, a inflação está ‘muito alta’ no Brasil porque sofreu uma série de choques, como o aumento dos preços dos alimentos em 2020 e o reajuste da energia elétrica em 2021.

Fonte: Poder 360

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/guedes-culpa-comida-e-energia-por-inflacao-e-diz-que-ha-alta-no-mundo-todo/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress