Bio-Manguinhos firma parceria com Bionovis e Sandoz
O Bio Manguinhos assinou uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) com a Sandoz e a Bionovis para a incorporação do Riximyo (biossimilar do rituximabe) ao seu portfólio. O medicamento é indicado para o tratamento do linfoma não-Hodgkin, leucemia linfocítica crônica e doenças imunológicas, como a artrite reumatóide.
Veja também: Anvisa aprova radiofármaco para alívio de dor por metástases
Os biossimilares possibilitam a redução nos gastos e um aumento no número de pacientes atendidos com este tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Bio-Manguinhos entende que, devido às condições epidemiológicas, o aumento das terapias utilizando medicamentos biológicos é uma realidade. Com a PDP, poderemos iniciar o fornecimento ao SUS ainda em 2020”, afirma o diretor do instituto, Mauricio Zuma.
Siga nosso Instagram
Em dezembro, a Sandoz lançou o Riximyou, sendo o primeiro biossimilar da molécula a chegar no mercado brasileiro. O estudo clínico global de fase III em linfoma folicular teve início no fim de 2011 e o Brasil foi um dos participantes. O medicamento é aplicado de forma intravenosa e está disponível apenas em hospitais e clínicas.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico