O maior canal de informação do setor

Bolsonaro diz desconhecer óbitos de crianças por covid; 558 morreram até 2021

183

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta 5ª feira (6.jan.2022) que desconhece a ocorrência de mortes de crianças infectadas pela covid-19.

‘Eu pergunto: você tem conhecimento de uma criança que tenha morrido de covid? Na minha frente, tem 10 pessoas e ninguém levantou o braço. É um direito seu vacinar, está autorizada, mas você pai e mãe vejam possíveis efeitos colaterais’, disse em entrevista à TV Nova Nordeste.

Minutos depois, Bolsonaro completou: ‘Desconheço, mas com toda certeza existe algum moleque que morreu em função de covid, mas tinha algum problema de saúde grave ou tinha outra comorbidade qualquer’.

Um levantamento do Poder360 mostra que a covid-19 foi uma das principais causas de mortes na faixa etária de 5 a 11 anos. Dados até 29 de novembro indicam que 558 crianças de 5 a 11 anos morreram da doença no Brasil. Foram notificadas 297 mortes em 2020 e 261 reportadas em 2021.

Outro levantamento foi feito pelo Ministério da Saúde, com critérios distintos, em cima de outra versão da base de dados.

Nesse estudo, a pasta computou 311 óbitos por síndrome respiratória aguda grave causada pela covid-19 na faixa etária durante a pandemia. Eis a íntegra (3 MB) dos dados, divulgados na 3ª feira (4.jan.2022).

Na análise do ministério, a covid-19 também foi uma das principais causas de morte nesse grupo. Em 2020, foi a 3ª maior causa. Em 2021, a 2ª.

Críticas à Anvisa

O chefe do Executivo voltou a criticar a decisão da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de aprovar a vacinação para a faixa etária de 5 a 11 anos.’A Anvisa, lamentavelmente, aprovou a vacina para crianças entre 5 e 11 anos de idade. A minha opinião quero dar. A minha filha de 11 anos não será vacinada’, disse.

Bolsonaro ainda fez perguntas sobre o interesse da agência e disse que há ‘pessoas taradas por vacina’. Sem apresentar evidências científicas, afirmou que os imunizantes podem causar efeitos colaterais nos próximos anos.

‘E você vai vacinar teu filho contra algo que o jovem por si só a possibilidade de morrer é quase zero? O que está por trás disso? Qual é o interesse da Anvisa por trás disso? Qual é o interesse das pessoas taradas por vacina? É pela sua vida? Pela sua saúde? Se fosse, estariam preocupados com outras doenças e não estão’

Vacina segura e diferente da de adultos

O Ministério da Saúde , estudos científicos , a Anvisa , agências internacionais de saúde e entidades médicas nacionais afirmam que o imunizante é seguro e eficaz para crianças.

A vacina infantil tem uma dosagem diferente da versão para maiores de 12 anos. A embalagem dela também difere para não causar confusões na hora da administração. O frasco é laranja, não azul como o para adolescentes e adultos.

Anvisa passou uma série de recomendações para a vacinação infantil, tanto para evitar trocas com a dose adulta quanto para evitar efeitos colaterais no público.

Fonte: Poder 360

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/brasil-registra-128-mortes-e-mais-de-35-mil-novos-casos-de-covid-19-em-24-horas/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação