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Brasil recebe Congresso Internacional Consulfarma

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4º mercado mundial no ramo de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, país representa 6,6% do consumo mundial do setor. Considerado um marco no calendário da beleza, 13º Congresso Consulfarma adianta tendências cosméticas e acontece de 7 a 9 de junho no Palácio das Convenções no Anhembi

Com posição de destaque no consumo mundial de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, o Brasil segue firme na recuperação do setor de saúde e beleza, cujo crescimento estimado em 2017 deve ficar entre 1% e 3% em relação ao ano anterior, segundo projeções da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) apresentadas no final do ano passado. Por enquanto, o país ocupa a quarta posição no gasto com esse tipo de produto no mercado mundial, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão, mas a associação sugere que o Brasil pode ficar na terceira posição até 2018.

“Esse setor brasileiro, que inclui Saúde, Beleza e Bem-Estar, representa 6,6% do consumo mundial de produtos para essa finalidade, mas analisando apenas o consumo de produtos específicos como protetor solar, cosméticos masculinos, perfumes e desodorantes, o Brasil ocupa a segunda posição no ranking mundial. Dessa forma, apesar dos recentes problemas econômicos, o Brasil reforça sua importante participação nesse tipo de consumo”, comenta Lucas Portilho, diretor científico do Congresso Consulfarma, evento que está na sua 13º edição e é responsável pelo lançamento de diversas tendências em nutri e dermocosméticos. O país representa quase a metade de todo o consumo desse sentor na região da América Latina, com 49,1%, segundo dados da Euromonitor.

Lucas, que é farmacêutico e pesquisador em Cosmetologia, destaca que um dos motivos para a posição brasileira no mercado mundial está relacionado com o constante investimento em inovação da indústria brasileira de saúde e beleza, que é o segundo setor que mais investe em pesquisa e desenvolvimento no país (dados da ABIHPEC). “Podemos afirmar com convicção que a quarta posição no mercado mundial deve-se à utilização de tecnologia de ponta e o consequente aumento da produtividade, somado com os lançamentos constantes de produtos atendendo cada vez mais às necessidades do mercado brasileiro”, afirma o pesquisador. “Aliado a isso, os produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos são entendidos como essenciais para os consumidores, que analisam o bem-estar como uma consequência da sensação de higiene e não da vaidade. Além disso, outro fator é o aumento da expectativa de vida que trouxe, juntamente com a influência midiática, a necessidade de conservar uma impressão de juventude”, afirma. “Surgem a todo momento novidades contra as rugas, flacidez e todo tipo de cuidado com a pele”, argumenta.
De acordo com o panorama 2017, existem no Brasil mais de 2.650 empresas atuando no mercado de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Dessas, mais de 1600 estão no Sudeste.

O Congresso Consulfarma é reconhecido no setor por trazer novidades e tendências, com lançamentos do setor magistral que influenciam as indústrias cosméticas. “Antes de um cosmético chegar às prateleiras, ele passa pelo setor magistral, que consegue produzi-lo com até dois anos de antecedência, porque a base de qualquer produto é o princípio ativo, que chega na farmácia de manipulação antes de ir para a indústria”, explica Lucas.
13º Congresso Consulfarma — O evento acontece no Palácio das Convenções, no Anhembi (SP), de 7 a 9 de junho reúne novidades como: chocolate para mau hálito, fotoprotetor roll-on, Instalip – batom pré-selfie, esmalte com whey protein, máscara de glitter e creme cobertor para aquecer a pele no frio. De acordo com Lucas Portilho, além da cosmeteria (ambiente onde o visitante pode escolher o melhor creme totalmente personalizado para sua pele), o 13º Congresso Consulfarma traz pelo segundo ano consecutivo a Innovation Zone — área especialmente voltada para o desenvolvimento de tendências altamente tecnológicas no campo dos dermocosméticos e nutricosméticos. “Dessa forma, o Congresso Consulfarma consolida sua posição de vanguarda no lançamento de tecnologias dermo e nutricosméticas associadas à saúde, beleza e bem-estar”, afirma.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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