Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Brasileiro consome metade da quantidade de cálcio que deveria, diz organização

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

De acordo com a Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), o Brasil não consome a quantidade diária necessária de cálcio — que em uma dieta equilibrada é de 1.000mg. Segundo dados da organização, os brasileiros ingerem apenas 508mg.

— O cálcio vem em grande parte dos laticínios. O leite normalmente está apenas no café da amanhã dos brasileiros, que durante o dia, as esquecem de consumir o líquido e seus derivados — diz Marise Lazaretti Castro, médica endocrinologista, presidente da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso).

Consumir em excesso bebidas como café e refrigerantes à base de cola, assim como chocolates, dificulta a absorção do nutriente em nosso organismo.

Apesar de ser normalmente relacionado à saúde dos ossos, o cálcio é vital para o funcionamento do corpo todo por participar de diversos processos no organismo.

— Ele atua em uma série de reações, como na contração muscular, transmissão do impulso nervoso , coagulação do sangue e fecundação. Várias enzimas e hormônios o atuam através dele — afirma Marise.

Mas, na ausência do mineral quem mais sofre são os ossos, que ficam enfraquecidos.

— O esqueleto é um reservatório de cálcio e fósforo. Se a pessoa ingere pouco cálcio, o organismo vai resgatar o este mineral nos ossos para continuar com suas atividades metabólicas e, então, nosso esqueleto sofre uma desmineralização — explica Claudia Brazão, coordenadora do setor de exames de osteoporose do Centro de Estudos e Pesquisas da Mulher (Cepem).

A falta de cálcio é uma das causadas da osteoporose, caracterizada perda de massa óssea que ocorre durante o envelhecimento. A doença aumenta as chances de fratura nos idosos.

Quem é vegano, tem intolerância à lactose ou não toma leite nem come seus derivados por outro motivo deve buscar consumir cálcio por meio de outros alimentos. Caso seja preciso, é possível complementar o nutriente com medicamentos, mas para isso é necessário orientação médica.

Como obter o nutriente

Derivados do leite

Um copo de leite ou de iogurte (300mg), queijos (duas fatias, 300mg) e outros derivados do leite não ótimas fontes de cálcio. O ideal é que sejam consumidas de duas a três porções deste alimento, por dia

Outros alimentos*

Tofu: possui 350mg de cálcio, um dos alimentos com maior concentração do mineral

Brócolis: o vegetal, quando cozido, tem 50,8mg do nutriente. Dê preferência no preparo a vapor

Sardinha: o peixe tem 382mg e também é fonte de ômega 3

Espinafre: quando refogado, o vegetal oferece 112,4mg de cálcio

Semente de gergelim: 100g do grão têm 975mg do nutriente

Avelã: a oleaginosa famosa no natal tem 114 mg

Grão de bico: o cereal oferta 105mg de cálcio

Fonte: Extra


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/03/21/quase-60-do-setor-reprova-atuacao-do-governo-na-pandemia/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress