Estudo da dunnhumby aponta que 52% dos consumidores brasileiros se consideram saudáveis
A dunnhumby, empresa líder mundial em ciência do consumidor, acaba de concluir um estudo para identificar quais são os hábitos, atitudes e produtos que os brasileiros consideram saudáveis. A pesquisa foi realizada com 981 consumidores, com idade a partir de 18 anos, das classes ABC, e aponta que, na visão dos entrevistados, há três pilares que fazem uma pessoa ser saudável: o físico, o mental e o social.
De acordo com o estudo, 52% das pessoas se considera saudável, mas a satisfação com relação ao seu estado tende a ser mais baixa. Outras 48% dizem ter uma alimentação saudável e, mesmo entre aqueles que não têm esse hábito (52%), há uma preocupação com os alimentos e bebidas que consomem.
Os brasileiros estão dispostos a pagar um pouco a mais por esses produtos que consideram saudáveis, mas o preço ainda limita o consumo em maior escala. Entre os consumidores de refrigerantes, esta intenção é um pouco menor.
Frutas, verduras, legumes, carnes e laticínios fazem parte do cardápio, mas produtos industrializados também entram nesta cesta, embora para menos consumidores. Entre as bebidas, chás, refrigerante e água de coco se destacam.
Principais insights do estudo:
- Percepção dos brasileiros:
- 52% das pessoas se considera saudável, sendo que 16% se consideram muito saudáveis;
- 48% não se consideram saudáveis;
- Uma parcela das pessoas está satisfeita com a sua situação atual, mas há uma parcela grande de pessoas que não está.
- 44% das pessoas estão insatisfeitas
- 42% estão muito ou pelo menos um pouco satisfeitas
- Atividades físicas:
- 77% consideram a atividade física importante, sendo que 63% acreditam ser muito importante;
- 34% pratica alguma atividade física até 2 vezes por semana;
- 19% pratica alguma atividade física até 3 vezes por semana;
- 34% pratica alguma atividade física 4 ou mais x/semana;
- 19% não praticam.
- Alimentação:
- 52% dos consumidores não consideram sua alimentação saudável;
- Alimentos saudáveis mais consumidos:
- Frutas – 85%
- Verduras – 85%
- Carne Bovina – 81%
- Aves – 80%
- Legumes – 80%
- Normal X Diet X Light
- 38% das pessoas consomem apenas a versão “Normal” dos produtos:
- Entre estes, 62% dizem que não pretendem trocar seus produtos pela versão “Light/Diet/Zero”;
- Ou seja, 23% das pessoas não estão abertas a este tipo de produto.
- O principal motivo para consumir produtos saudáveis:
- 47% saúde física;
- 29% prevenção de doenças;
- 23% controle de peso.
- Influência do Preço – Produtos saudáveis
- 69% Consumiriam produtos saudáveis se o preço fosse igual;
- 66% estão dispostos a gastar um pouco a mais por produtos saudáveis;
- 22% não está disposto a gastar nada a mais;
- 12% gastariam muito mais.
- Embalagem:
- 62% veem a embalagem de vidro como a mais saudável.
- Refrigerantes:
- 74% sabe que existe uma diferença entre as versões entre as versões light e diet;
- 46% trocam refrigerantes por bebidas mais saudáveis sempre que possível;
- 43% bebem refrigerantes apenas aos finais de semana;
- 42% não abrem mão dos refrigerantes;
- 26% acham que é a mesma coisa.
METODOLOGIA
Com o objetivo de identificar quais são os hábitos, atitudes e produtos que os brasileiros consideram saudáveis, a dunnhumby entrevistou, por meio de pesquisa quantitativa online, 981 pessoas com idade a partir de 18 anos. O público-alvo foram homens e mulheres das classes ABC, responsáveis ou co-responsáveis pelas compras no domicílio.
SOBRE A DUNNHUMBY
A dunnhumby é uma multinacional inglesa, líder mundial em ciência do consumidor. Há 28 anos no mercado, analisa dados de transações de mais de 700 milhões de shoppers globalmente e cria experiências de compra personalizadas em plataformas digitais, mobile e canais de varejo em geral. O processo estratégico da empresa, aliado à sua propriedade intelectual em inteligência de dados e sua capacidade multicanal, possibilita aos seus clientes construírem campanhas de fidelização que resultam em vantagem competitiva e crescimento sustentável. No Brasil desde 2010 e com atuação em 40 países, a dunnhumby emprega mais de 3.000 especialistas em escritórios pela Europa, Ásia, África e Américas. Entre seus clientes estão algumas das maiores empresas de varejo nacionais e internacionais, como Tesco, RD (Raia Drogasil), GPA (Grupo Pão de Açúcar) e Macy’s.
Fonte: INGREDIENTES E TECNOLOGIAS