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Campanha gratuita organiza rotina de medicação de idosos

Para você que é idoso e toma vários remédios, que tal organizar a rotina de medicação? De 22 a 26 de outubro(segunda sexta-feira), a população com mais de 60 anos receberá, gratuitamente, revisão medicamentosa em mais de mil farmácias e drogarias de todo o país. A ação será alusiva ao Dia Nacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, e marca a oitava edição das Campanhas de Saúde 2018 da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

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“Esse serviço evita problemas de saúde relacionados à automedicação e gastos desnecessários para o paciente, ao avaliar como ele organiza seu tratamento no dia a dia e qual o grau de cumprimento do regime posológico prescrito pelo médico, apontando dificuldades e oportunidades de melhoria”, ressalta Sergio Mena Barreto, presidente executivo da Abrafarma.

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Além de dar orientações, os farmacêuticos preencherão uma tabela com dados sobre horários, dosagem e nome dos medicamentos do paciente. “É importante levar no dia não só os medicamentos prescritos, mas aqueles usados por automedicação, fitoterápicos e suplementos vitamínicos ou uma lista descrevendo todos eles”, recomenda Barreto. De acordo com a campanha, o ideal é fazer um check-up dos remédios com o farmacêutico pelo menos uma vez a cada seis meses.

Em 2017, a Abrafarma promoveu nove campanhas temáticas que resultaram em 126.289 atendimentos, dos quais 50.140 (40%) corresponderam à hipertensão. Também encabeçam a lista de preocupações dos brasileiros o diabetes e o colesterol, que geraram 23.266 (18%) e 14.186 (11%) atendimentos, respectivamente. As ações mobilizaram cerca de 2 mil farmacêuticos e, em média, mil farmácias de todos os estados e do Distrito Federal.

Abrafarma — Fundada em 1991, a Abrafarma reúne as 24 maiores redes de farmácias do país, que contam com mais de 7,2 mil lojas em todos os estados brasileiros e Distrito Federal. As redes associadas representam 45% das vendas de medicamentos no País, tendo realizado mais de 885 milhões de atendimentos em 2017, com vendas totais de R$ 44,4 bilhões. A associação tem como objetivo o aprimoramento das empresas filiadas, a preservação da imagem institucional, o relacionamento com entidades públicas, governo e fornecedores, além de apoio jurídico e pesquisa de mercado para o aperfeiçoamento das atividades.

Fonte: Portal Fator Brasil

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