fbpx
O maior canal de informação do setor

Carreta da mamografia inicia atendimento

435

Carreta móvel do Programa Mulheres de Peito está na Praça do Museu Fotos: Beatriz Zambonato Santos A carreta móvel do Programa Mulheres de Peito iniciou ontem os atendimentos em Jaú.

Estacionada na Praça Dr. Luciano Pacheco de Almeida Prado Netto, a Praça do Museu, o serviço ficará disponível a mulheres de Jaú e região até o dia 11. No dia 12, feriado, não haverá expediente e, nos dias 13 e 14, será o retorno das pacientes cujos exames apresentarem alterações.

De segunda a sexta-feira, haverá 50 atendimentos por dia e, aos sábados, 25 atendimentos. Durante a semana, as mamografias começam às 9h e, aos sábados, 8h. As senhas são distribuídas diariamente, antes do início dos exames, para aquele mesmo dia.  Portanto, é preciso dirigir-se pela manhã para garantir o lugar. As mulheres de 35 a 49 anos precisam, além do cartão SUS e documento de identidade, encaminhamento médico.

A partir dos 50 anos, não é preciso pedido médico, apenas do cartão SUS e identificação. Mulheres que fizeram a mamografia há menos de um ano também não podem fazer novo exame. “É importante que a mulher que pegar a senha compareça no horário do atendimento, pois está tirando espaço de outra que poderia participar. As mulheres, a partir dos 35 anos, devem realizar a mamografia anualmente. O câncer de mama é o que mais mata”, afirma a encarregada Kátia Cristina Nascimento. Ontem, já foram registradas faltas, ou seja, pessoas pegaram a senha pela manhã e não compareceram no horário previsto para o exame.

Alteração “Já que temos oportunidade aqui na cidade, precisamos fazer. A prevenção é muito importante”, disse a professora aposentada Regina Conte, 67 anos, que fez o exame ontem.  Kátia informa que nos dois últimos dias da carreta em Jaú, 13 e 14 de outubro, as mulheres cujos exames tiveram alteração serão convocadas a comparecer novamente para exames complementares. Caso haja necessidade, a equipe fará encaminhamento para a rede municipal de saúde, via secretaria. A mamografia é um dos principais meios para detectar câncer de mama, doença cujo diagnóstico precoce aumenta a chance de cura. É o tipo  mais comum entre o sexo feminino no Brasil e no mundo, depois do de pele não melanoma. Fonte: Comércio do Jahu

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação