Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Célula-tronco pode ser possível tratamento para endometriose, aponta estudo

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Pesquisadores da Universidade Northwestern (EUA) identificaram um jeito de reprogramar células-tronco a fim de tratar doenças como endometriose – condição na qual o endométrio, mucosa que reveste a parede interna do útero, cresce em outras regiões do corpo. É a primeira vez que alguém consegue estabelecer um protocolo para essa reprogramação.

O estudo, publicado na revista científica Stem Cell Reports, fez com que células-tronco pluripotentes induzidas se transformassem em células uterinas saudáveis a partir de processos hormonais.

“As células endometriais normais podem, então, ser inseridas na cavidade uterina para substituir células defeituosas. A partir daí, podemos resolver o problema da resistência à progesterona. Além do mais, essas células podem ser usadas, no futuro, para criar um novo útero inteiro”, explica Serdar Bulun, médico ginecologista líder do estudo.

Segundo o estudo da Northwestern, a endometriose é uma doença que afeta aproximadamente 10% das mulheres em idade reprodutiva no mundo, sendo uma das causas mais comuns para a infertilidade. A endometriose e a infertilidade estão associadas em 50% dos casos, ou seja, 50% das mulheres com endometriose têm infertilidade e 50% do casos de infertilidade feminina podem ter a endometriose como uma das principais causas.

O que é endometriose?

Todo mês, os ovários produzem hormônios que estimulam as células da mucosa do útero (endométrio) a se multiplicarem e estarem preparadas para receber um óvulo fertilizado. A mucosa aumenta de tamanho e fica mais espessa.

Se essas células (chamadas de células endometriais) crescerem fora do útero, surge a endometriose. Ao contrário das células normalmente encontradas dentro do útero, que são liberadas durante a menstruação, as células fora do útero permanecem e crescem no lugar.

Fonte: Terra

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/03/22/endometriose-oferece-novos-desafios-para-mulheres-apos-os-40-anos/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress