Uma pesquisa da plataforma de comunicação em nuvem Twilio revela como os processos de transformação digital de uma década foram compactados em semanas para responder às realidades impostas pela Covid-19. A consultoria entrevistou mais de 2.500 tomadores de decisão do varejo em nove países desenvolvidos e elencou cinco grandes impactos da pandemia para a inovação.
A Covid-19 foi o acelerador digital da década
Em média, as empresas anteciparam suas estratégias de comunicação digital em seis anos. Para 97% dos entrevistados, a pandemia foi determinante para essa decisão.
A comunicação digital é o novo motor das empresas do varejo
- 95% dos entrevistados revelaram que suas empresas estão buscando novas maneiras de engajar os clientes como resultado da Covid-19
- 92% dizem que transformar as comunicações digitais é extremamente ou muito crítico para enfrentar os desafios atuais dos negócios
Os antigos obstáculos para a inovação foram quebrados
Os executivos relataram diminuição das barreiras para a inovação. Quando questionados sobre quais obstáculos foram rompidos, 37% mencionaram a ausência de uma estratégia clara e o mesmo percentual declarou que a aprovação da alta cúpula deixou de ser um impeditivo. Para 34%, a falta de tempo era o pretexto para não promover essa transformação digital. Curiosamente, o orçamento destinado a esses projetos aumentou 79% em 2020 na comparação com o mesmo período do ano passado.
A comunicação omnichannel ganha nova importância
- 92% afirmaram que sua organização tem muita probabilidade de expandir os canais de comunicação digital
- 54% disseram que a Covid-19 impulsionou o foco nas comunicações omnichannel
- 53% incorporaram novos canais online durante a pandemia
- Uma em cada três empresas explorou chats e plataformas interativas por voz pela primeira vez
A transformação digital transcende regiões
Enquanto países como Alemanha, Cingapura e Japão relataram que a Covid-19 acelerou sua estratégia de comunicação digital em mais de seis anos, organizações da França e do Reino Unido elevaram de forma substancial os orçamentos para projetos de inovação.
Confira a pesquisa completa aqui.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!