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Cinco segredos da Black Friday chinesa de R$ 405 bilhões

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De US$ 38,4 bilhões para US$ 74,1 bilhões (cerca de R$ 405 bilhões) em um ano. Esse foi o salto do Alibaba com a promoção do Dia dos Solteiros (Singles´s Day), a tradicional data que, desde 2009, movimenta o comércio eletrônico chinês no dia 11 de novembro.

O desempenho, 21 vezes maior que o Prime Day da Amazon e mais que o dobro da Black Friday e a Ciber Monday juntas, representa um alívio para a companhia após ela perder em 10% seu valor de mercado. Mas como tamanho resultado pode servir de ensinamento para a Black Friday no varejo brasileiro, cuja estimativa para este ano chega a R$ 6,9 bilhões?

1. Ecossistema para marcas estrangeiras

Lançado em 2014 pelo Alibaba, o Tmall Global é um portal dedicado para marcas internacionais que buscam uma primeira entrada no mercado chinês. Hoje, esse ecossistema reúne 26 mil marcas de 84 países. A plataforma contempla ferramentas de engajamento e serviços de pagamento e logística, o que possibilita uma conexão mais eficiente e imediata com os consumidores chineses.

O exemplo da Alemanha é uma mostra do sucesso desse ecossistema, harmonizando as demandas dos consumidores chineses por novidades com o interesse das empresas em ampliar território. O país vem chamando a atenção do público feminino por seus cosméticos premium e produtos de saúde. Os produtos alemães foram classificados entre os artigos importados mais populares no Tmall Global, dividindo espaço com mercados cativos como Austrália, Coreia, Japão e Estados Unidos.

2. Mobilização do varejo nacional

O Alibaba transformou o seu festival de compras em uma celebração nacional do varejo, a ponto de possibilitar a adesão de outras marcas nos últimos cinco anos. O Dia dos Solteiros, inclusive, foi transformado em um autêntico ecossistema aberto também a pequenas empresas locais. Foi a forma que a companhia encontrou para superar a saturação de mercados como Pequim, Xangai e Tianjin. Com essa estratégia, a participação de cidades menores no movimento do Dia dos Solteiros subiu de 15% para 40%.

3. Integração logística

O Alibaba mobilizou a cadeia logística para viabilizar um grande aparato, formado por mais de 3 milhões de profissionais, além de 4 mil aviões e navios para entregar as compras realizadas.

4. Um campo de testes para novos produtos e ações de marketing

A edição deste ano reuniu mais de 1,5 milhão de produtos novos ou recém-embalados, o que representou 10% do contingente total de produtos. Marcas totalmente novas e de alto valor chegam a ser comercializadas sem desconto, somente para capitalizar o tráfego elevado na data. A grande maioria das inovações, entretanto, apresenta preços reduzidos em 20% a 40%, diferenciando-se por uma nova embalagem ou por ser um item recém-incorporado a uma linha já existente.

5. Marketing agressivo e transmissão ao vivo

Duas apresentadoras locais falando inglês fluente, vídeos e entrevistas com os representantes das marcas envolvidas, celebridades como Magic Johnson, entradas ao vivo com os executivos do Alibaba. Todas essas atrações contribuem para garantir uma audiência rotativa e estimular as compras ao longo do dia. Praticamente metade das empresas que comercializaram produtos nessa data utilizou a transmissão ao vivo para “vender seu peixe”. E a exemplo de campanhas como Criança Esperança e Teleton, a apuração do valor arrecadado em tempo real serve de empurrão para os consumidores.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


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