Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Clinicarx lança curso gratuito sobre TLR para farmácias

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

 

Clinicarx, maior plataforma de serviços farmacêuticos do Brasil, está com novidades. Presente em mais de 1.400 farmácias e com mais 1 milhão de atendimentos realizados, acaba de lançar um curso online gratuito voltado à implantação de testes laboratoriais remotos (TLR) em farmácias e drogarias.

“Como este curso, damos nossa contribuição na difusão de informação de qualidade sobre como as farmácias podem oferecer testes rápidos aos seus clientes”, afirma Cassyano Correr, fundador do Clinicarx.

A execução de TLR exige que a farmácia cumpra uma série de quesitos técnicos e legais, incluindo a vinculação a um laboratório clínico central, procedimentos de controle de qualidade, além de protocolos de atendimento que garantam um exame seguro e racional para o paciente.

Segundo Correr, o propósito da plataforma é proporcionar todo suporte para que as farmácias ofereçam serviços de saúde a seus clientes, tornando-se mais rentáveis e competitivas, e os TLR são uma parte importante disso. Além disso, fornece todo o acompanhamento para treinamento, verificação dos resultados e integra a plataforma aos melhores equipamentos e insumos disponíveis no mercado de point-of-care testing.

“É importante ressaltar que o TLR não se trata apenas de um equipamento e sim de um serviço clínico completo. Mesmo tendo um custo maior para a farmácia, em função do dispositivo e das tiras, os testes rápidos, assim como a vacinação, estão entre os serviços com maior ticket-médio nas farmácias, superior aos serviços convencionais como aferição de pressão arterial, aplicação de injetáveis, teste de glicemia e programa de controle do peso”, explica Correr.

Como funciona

O cardápio de exames padronizados possíveis de serem feitos dentro do Clinicarx é um dos mais amplos do mercado. São mais de 20 tipos de exames, que podem ser implantados em um estabelecimento do comércio farmacêutico em sua totalidade ou parcialmente.

Compõem os exames Antígeno Prostático Específico (PSA), Beta-HCG (Gonadotrofina Coriônica Humana), Chikungunya, Dengue, Dímero-D, Estreptococos Grupo A, Glicemia, Hemoglobina Glicada A1c, Hepatite C, Hormônio Luteinizante (LH), HIV, Influenza A/B, Perfil Lipídico, Proteína C Reativa (PCR), Rubéola, Sífilis, Vírus Sincicial Respiratório (RSV), Toxoplasmose e Zika.

Os clientes da plataforma podem adquirir equipamentos e insumos diretamente dos fabricantes e contar com todo suporte do Clinicarx na implantação do serviço.

O processo de realização do teste é simples e rápido. Durante o atendimento, o farmacêutico identifica quais exames o paciente necessita, seja com base em sintomas, fatores de risco ou tratamentos em andamento. Em seguida, ele realiza o teste, registra os resultados no software e solicita laudo ao laboratório clínico central, que é enviado em poucos segundos.

A empresa também dá assistência total na implantação do serviço, já que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualmente trabalha na emissão de uma nova RDC, a fim de regulamentar o serviço de TLR no país.

“Com base na Lei 13.021, que configura as farmácias como espaços de saúde e, segundo a RCD 302/2005, muitos estabelecimentos do comércio farmacêutico vêm implantando e realizando testes rápidos com a autorização das Visas”, diz Cassyano Correr.

Em alguns estados e municípios, o TLR já foi regulamentado, como é o caso do Rio Grande do Sul, Distrito Federal e na cidade de Sorocaba (SP).

Curso gratuito

Com o objetivo de levar informação de qualidade e conhecimento para o maior número de farmácias e profissionais do setor, o Clinicarx acaba de lançar um curso gratuito sobre os Fundamentos de Testes Laboratoriais Remotos (TLR) para farmacêuticos.  Com quatro horas de duração, o curso é formado por nove aulas divididas em três módulos:

  • Princípios do point-of-care testing – As bases para entender o que são e como funcionam os Testes Laboratoriais Remotos (TLR), também conhecidos como Point-Of-Care Testing (POCT)
  • Para que servem os testes rápidos? – Como o point-of-care testing se integra ao processo de cuidado farmacêutico e quais os benefícios ao paciente
  • Implantação do TLR na farmácia – Como levar esse serviço para sua farmácia ou consultório?

Além do curso, a plataforma também lançou um livro digital de testes rápidos, que traz um leque de todos os exames que podem ser realizados na farmácia e qual é a utilidade de cada exame.

Acesse aqui para efetuar a inscrição gratuita. Caso o aluno não tenha tempo para fazer o curso no momento, ele pode fazê-lo até seis meses após a matrícula. Mais informações podem ser solicitadas no e-mail  vendas@clinicarx.com.br ou pelo site http://clinicarx.com.br.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/07/30/tlr-tem-a-aprovacao-de-94-dos-farmaceuticos/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress