Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Como fazer o desmame do corticoide

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Corticoide – O uso prolongado dos corticoides pode obrigar o paciente a ter alguns cuidados específicos. Tanto durante o tratamento, já que eles podem apresentar efeitos colaterais, quanto no momento de realizar o “desmame” do medicamento.

Siga nosso instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

O que são corticoides?

Corticoide é o nome dado a um grupo de hormônios produzido pelas glândulas suprarrenais do corpo humano. Porém, esses hormônios também podem ser produzidos sinteticamente, dando origem a um tipo de medicamento.

Esses medicamentos são muito conhecidos no meio da Oncologia devido aos benefícios que podem trazer para o tratamento.  Isso acontece por dois motivos:

1º – Os corticoides possuem ação anti-inflamatória, por isso podem atacar algumas células cancerosas que são estimuladas por processos inflamatórios.

2º – Outro efeito dos corticoides é o imunossupressor. Ou seja, eles minimizam os mecanismos de defesa, servindo de tratamento para cânceres originados das células do sistema imunológico. Por exemplo: leucemialinfoma e mieloma múltiplo.

Efeitos colaterais do corticoide

Por não ser uma terapia-alvo, o tratamento com corticoides acaba atingindo não só as células doentes, mas também as saudáveis. Dessa forma, é possível que os famosos efeitos colaterais se desenvolvam.

Os mais conhecidos, nesse caso, são: cansaço, aumento dos níveis de açúcar no sangue, diminuição das defesas do corpo, agitação, insônia e, principalmente, inchaço.

O Dr. Rodrigo Santucci, diretor médico do Instituto Hemomed de Oncologia e Hematologia, aponta que esse inchaço acontece porque o corticoide ajuda a reter líquido e sódio. Porém, esse inchaço no uso prolongado do medicamento tem outros motivos.

“O uso prolongado pode aumentar a ansiedade e, consequentemente, o aumento da dieta. Isso pode levar o paciente a ganhar peso, por isso a dificuldade de desinchar após o término do tratamento”, diz o Dr. Santucci.

Além desse cuidado, quem fez uso do corticoide por um longo tempo precisa ter algumas cautelas no término do tratamento.

Como fazer o desmame de corticoides?

O Dr. Santucci explica que em certos casos não se deve interromper o uso de modo abrupto. “Se o corticoide foi consumido em dose alta por mais de 5 dias, é preciso retirá-lo aos poucos. Pois assim, evitamos que o corpo do paciente  sinta falta da cortisona”, diz ele.

Entretanto, o medicamento pode demorar até 30 dias para sair totalmente do corpo após a última dose. Sendo que quanto mais longo foi o tratamento, mais vai demorar para que os efeitos colaterais desapareçam. Ou seja, um paciente cujo tratamento demorou um ano pode apresentar efeitos colaterais por mais tempo que quem fez o tratamento durante seis meses.

Para a questão do inchaço, o Dr. Santucci conta que tomar um diurético pode ajudar. Porém, isso nunca deve ser feito sem a supervisão e recomendação do médico.

Tanto durante o tratamento, quanto depois, recomenda-se uma dieta hipocalórica e hipossódica, isto é, diminuir massas, frituras, doces, álcool e sal. Além de realizar um controle da glicemia e do potássio.

Após finalizado o tratamento, o Dr. Santucci sugere que a pessoa faça “exercícios aeróbicos quatro vezes por semana, durante 45 minutos”.

Quanto a questão da queda da defesa do corpo, o tempo para que ela retorne ao normal varia de paciente para paciente.

“A pessoa deve checar por meio de exames de sangue mais aprofundados como a imunidade está. Por exemplo, pela dosagem de CD4 e as imunoglobulinas pode ser feita essa checagem!”, afirma Dr. Santucci.

Fonte: Revista Abrale

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/07/07/profarma-inicia-processo-para-ipo-da-d1000-varejo-farma/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress