Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Como lidar com o idoso teimoso

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

É muito comum ouvirmos queixas de familiares que cuidam de idosos de que “eles são muito teimosos”, “meu pai é muito teimoso”, “minha mãe é muito teimosa”, “que idoso teimoso!” e  por aí vai. Porém acredito que a teimosia só acontece numa relação onde há disputa de poder.

Teimar significa ir contra. E se é isto que o idoso faz na hora de tomar um banho ou ficar de frente para algo que você oferece e que ela não deseja… pode ser que quem esteja teimando seja você.

Já parou para pensar?

(clique na imagem para saber mais)

Pensando na personalidade de um indivíduo idoso

As pessoas acima dos 40 tendem a pensar sobre como será os 60 com uma certa expectativa e certo medo do “que será que vem pela frente”.

As pessoas acima dos 60 querem fazer de tudo para aproveitar a vida, pois acham que a morte está perto.

A pessoa acima dos 80 anos tem certeza que a morte está perto e daí… podem tender a defender a vida com unhas e dentes, caso ainda não tenham aceitado o limite do tempo.

Então observo e imagino que uma pessoa idosa por experiência e tempo de vida representará uma imagem maior em relação a qualquer outro ser mais novo. Onde quero chegar? Naquela famosa frase que muitos falam: ” você me respeita que tenho idade pra ser sua avó”.

E isso… é memória profunda, que uma demência custa para “pegar”!

15 motivos para a teimosia do idoso

  • Ele se sente mais experiente do que você
  • Ele sente que precisa defender a vontade própria
  • Ele tem medo de perder sua “autoridade”
  • Ele quer te irritar por algum motivo sentimental
  • Ele está desenvolvendo um quadro demencial
  • A medicação que utiliza causa efeitos colaterais indesejados
  • Ele não consegue expressar seus desejos/vontades próprias
  • Ele quer chamar ou ter sua atenção
  • Ele quer ser notado no ambiente
  • Ele está irritado, contrariado com algo e você não sabe o quê
  • Ele quer uma coisa e você não consegue compreender o que é
  • Ele está com dificuldades auditivas
  • Ele está cansado e não consegue dormir
  • Ele está em confusão mental
  • Ele está desenvolvendo um quadro depressivo ou… está com depressão

 

Como lidar com a teimosia do idoso

Aceite que, mesmo dependente, ele é mais experiente e mais velho do que você!

Reavalie junto ao geriatra a medicação (tipo, doses, frequência…).

No momento da teimosia, interrompa a oferta de cuidados, observe/analise qual fator existente que possa estar provocando esta resistência (vide lista acima).

Sempre que possível, esclareça para o idoso a importância do que você está oferecendo, afim de garantir-lhe mais bem estar.

Valorize os pequenos sucessos demonstrados pelo idoso, devolvendo assim, uma energia saudável pela sua autoestima e uma relação mais harmoniosa.

Cuidados na hora da “teimosia”

  • Evite falar demais para que nem um dos dois (você e o idoso) fiquem com dor de cabeça, o que pode ser muito ruim (além de facilitar os riscos para AVC, ataque cardíaco ou falta de ar)
  • Ceda primeiro e deixe o idoso refletindo ou se acalmando por um tempo. Evite remorsos ou chateações por pouco.
  • Evite oferecer algo para comer ou beber caso o idoso esteja com raiva (pois ele pode engasgar).
  • Evite ter objetos em mãos (tanto nas suas quanto nas do idoso) enquanto os “esbarrões” acontecem entre vocês.
  • Não fale que “ele está errado ou que ele é teimoso”, evite se desgastar pois a personalidade envelhecida tende a se tornar rígida, ainda mais caso não tenha existido preparo prévio para “se envelhecer” (as gerações mais antigas nem pensavam nisso).
  • Evite discutir com um idoso com dificuldade de equilíbrio, se ele estiver de pé. Uma queda é fácil de acontecer devido o limiar de atenção que baixa em momentos de tensão.

DICAS Ele se sente mais experiente do que você!

Dê a voz para ele. Não custa nada você ceder sua opinião e permití-lo “falar mais alto”. Entenda que ele está se autoafirmando. Mas coloque sua opinião de forma clara, tom de voz suave e respeitosa.

Ex: ” Não concordo com o senhor mas por respeito permito e aceito”.

Ele sente que precisa defender a vontade própria

Envelhecer já não é fácil! Envelhecer e perder a autonomia e independência, pior ainda! Faça-o sentir-se íntegro ao permitir que sua vontade ganhe, nem que seja por um tempo curto.

Ex: concorde com a cabeça e saia de perto por algum instante.

Ele tem medo de perder sua “autoridade”

A autoridade é aquilo que nos fez ser visto por alguém, de forma positiva e importante. Perdê-la muitas vezes pode significar “ser negligenciado”. E isso para um idoso que sabe já ter muitas limitações é muito desesperançoso.

Ex: coloque-se no lugar dele e experimente a dor da exclusão. De repente a competição entre você e o idoso poderá acabar.

Ele quer te irritar por algum motivo sentimental

Algo o contrariou mas ele não sabe explicar. Então, mesmo o que falado acaba sendo comunicado de alguma forma. Pode ser que ele se faça valer através de um momento oportuno para ser do contra ou descontar no mundo essa “coisa sem nome”.

Ex: pergunte afetuosamente se algo o aborrece, demonstre confiança em seu tom de voz e jeito de aproximação corporal: “quer conversar um pouco?”

Ele está desenvolvendo um quadro demencial

Observe sinais como desorganização dos pensamentos, repete de forma significativa as frases ou apresenta lapsos com relação a fatos imediatos ou recentes no mesmo dia, se há alguma coisa bem diferente em seus hábitos ou comportamento.

Ex: “nunca gostou de determinada fruta e agora come com frequência, nunca falou palavrão e agora deu pra isso”.

A medicação que utiliza causa efeitos colaterais indesejados

Dificuldades para dormir dias seguidos, dificuldade para se alimentar ou compulsão de uma hora pra outra, agitação motora ou sonolência incomum podem indicar que algo vai mal com a medicação.

Ex: reporte ao geriatra essas observações. Medicamentos para idosos são desafiadores para ajustes. Mas junto ao geriatra, podemos conseguir o melhor. Se houver uma equipe multiprofissional… excelente! Aproveite.

Ele não consegue expressar seus desejos/vontades próprias

Imagine você sendo controlado, guiado e determinado o tempo todo pelas escolhas e decisões de uma outra pessoa. Onde estará você? Os seus gostos, a sua história, o seu “jeitinho de ser”?

Ex: encontre momentos tranquilos para um bom papo, esmo se o idoso não consiga “ir longe na conversa”, capriche na sua interação de forma bem calorosa e criativa. Facilite a abertura da válvula das expressões!

Ele quer chamar ou ter sua atenção

Quem repara com grande interesse em alguém idoso e com limitação? Creio que poucos.

Agora, como nos sentimos quando não somos notados? E se as pessoas de quem mais gostamos fizessem isso com a gente? Sensação horrível!

Ex: chame-o pelo nome, de forma respeitosa e clara, sempre! Se for o caso, utilize o pronome “senhor” “senhora” para tal. Demonstre que ele /ela são importantes pra você, pra família… enfim.

Ele quer ser notado no ambiente

Quem de nós não gostamos de meio social? Pois então… e esse sentimento não exige palavra ou pensamento organizado. Pois até uma planta quer ser notada no ambiente senão ela morre de sede.

Ser notado no ambiente também nos assegura ajuda mútua. Ficamos mais tranquilos assim, quando sentimos que temos com quem contar!

Ex: Trocar olhares constantes entremeados com sorrisos, perguntas triviais acerca do momento presente pode oferecer confiança na pessoa idosa.

Ele está irritado, contrariado com algo e você não sabe o quê

Quando algo nos irrita a ponto de alterarmos o comportamento, ficamos por um instante perplexos com a situação, com a gente… Temos vontade de desaparecer.

Ex: deixe-o sozinho para que possa “se resolver”, contemplar a situação.

Ele quer uma coisa e você não consegue compreender o que é

Conversar para clarear!

Ex: “sinto que você está diferente. Aconteceu algo que eu possa te ajudar?” e por aí vai…

Ele está com dificuldades auditivas

Muitos idosos desenvolvem gradativa perda de audição mas não admitem (muitas vezes por vergonha e medo de dependência).

Ex: observe se as respostas que ele te dá são coerentes com as perguntas feitas, se o comportamento dele parece estar além e peça uma avaliação ao geriatra para juntos verificarem  melhor decisão.

Ele está cansado e não consegue dormir

Você já tentou fazer alguma coisa com muito sono? E que não havia nenhuma cama por perto? Como ficamos? Irritados pois  mente está pedindo socorro! Ela precisa se esvaziar.

Ex: o tempo do idoso costuma ser diferente do tempo  das pessoas mais novas. Mas independente disso se a ente está cansada, é melhor não insistir com nada.

Ele está em confusão mental

Confusão mental é algo tão atordoador que a pessoa fica vulnerável a ela mesma, com insegurança e medo do que pode acontecer devido descontrole.

Ex: reduza os estímulos do ambiente e permaneça em lugar seguro até ele se acalmar um pouco mais, retornando a oferta de cuidados aos poucos.

Enfim… podemos perceber que existem várias estratégias que advém da nossa adaptação às situações de teimosia.

E se você continuar assim, navegando nas águas do cuidar, de forma sensata e tranquila verá que o cuidar ficará mais leve!

Fonte: A Terceira Idade

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress