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Como O Boticário chegou onde está? E qual o segredo para ser tão admirado?

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Pensando em aumentar o alcance de uma marca dentro do mercado que atua, o que vem à mente? Estratégia de Marketing Share? Fusão ou aquisição de outras marcas? Ganhar know how? Novas tecnologias? Agregar valor? Subir de posição no ranking perante seus concorrentes?  Mix de produtos?

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No decorrer desse artigo vamos ver como o trabalho de visão holística do negócio, Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) aliados, conseguem resultados extraordinários e ainda manter a essência de ser da marca. Porque afinal, “criamos oportunidades para a beleza transformar a vida de cada um e assim transformar o mundo ao nosso redor” (Boticário). Sim, vou falar sobre a empresa que é sonho de muitas pessoas para se trabalhar, incluindo eu nesse grupo também. (Risos).

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Em 1977 na Rua Saldanha Marinho no Centro de Curitiba/PR é inaugurada a primeira farmácia de manipulação O Boticário. Onde tinha-se a junção de dois sonhos.  De um laboratório para produzir produtos de qualidade e o outro sonho de ter algumas lojinhas pela cidade.

No começo os registros eram de 10 a 12 receitas por dia, surgiu então a demanda de se especializar em cosmética. Com isso entra na história uma batedeira caseira para ajudar na mistura dos cremes e a loucura misturada com medo de adquirir um lote com quase 65 mil frascos Ânfora, o clássico Acqua Fresca.

1979 é inaugurada a loja no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR). Onde o Boticário tornou-se conhecido nacionalmente. As atividades referentes a primeira franquia em Brasília/DF surgiram em 1980. Sendo que seis anos depois em 1986 é aberto a primeira loja em Portugal. Como o avanço da tecnologia, em 2008 é criado o Laboratório de Biologia Molecular (Labim), o atual Núcleo de Estudos Biológicos e Métodos Alternativos (NEBMA).

A Criação do Grupo Boticário e inauguração do Centro de Distribuição de Registro/SP foi no ano de 2010. A primeira unidade de Negócio, a Eudora, é lançada em 2011. Com isso o Boticário não para mais de crescer. Em 2012 surgem mais duas novas unidades de negócio: Quem disse, Berenice? E The Beauty Box.

Em 2013 Junto ao complexo industrial é inaugurado o centro de Pesquisa e Desenvolvimento em São José dos Pinhais/PR, e de “quebra” ganha uma nova fábrica de maquiagem e um novo armazém.

Como uma das estratégias do grupo é construir hoje um futuro mais sustentável, é inaugurada a planta industrial de Camaçari (2014) a fábrica com conceito verde. Ou seja, é a primeira fábrica de cosméticos do Brasil a obter a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Essa certificação é a mais importante com relação a sustentabilidade no mundo. E nesse mesmo ano teve o início das operações no centro de distribuição de São Gonçalo dos Campos também na Bahia.

Chegando em 2015 foi concluído o primeiro triênio da estratégia de sustentabilidade, onde tem ações previstas até 2024.

Ah, e não podemos esquecer que em 1990 nasceu A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Que no ano de 2015 completou 25 anos. Onde tem investido em estratégias inovadoras de conservação, disseminar conhecimento e a sensibilização da sociedade para a causa de proteção ao meio ambiente.

Uau, que história mais inspiradora, não é? Tem como não querer fazer parte dessa organização? Onde a criatividade, excelência em produtos, processos e relacionamentos fazem parte dos seus valores? (Meus olhos até brilham de pensar nessa possibilidade).

Então, o que temos para 2018?

“Leve, delicada e moderna. Traduz a tranquilidade de uma conversa na Varanda sentindo o cheiro do campo ao entardecer” (site Boticário – New Acqua Fresca)

Com visão empresarial onde o respeito, transparência, comprometimento, participação e trabalho em equipe são muito bem trabalhados, em março/18 é anunciada a compra da empresa Vult Cosmética pelo Boticário.

A estratégia foi muito bem assertiva com relação a essa aquisição. Isso vai além de market share, envolve novos canais de vendas, mix de produtos e claro público-alvo. Vejamos alguns pontos que a Vult tem que vão agregar para o Boticário, segundo o site da Revista Exame:

  • “Vult é líder no mercado de cosméticos para jovens das classes C e D. Os produtos são bons e acessíveis gerando aceitação entre as jovens brasileiras. (Custo e benefício).
  • Consumidoras da Vult compram os produtos para se maquiar em casa, e não nos salões.
  • A Vult possui um posicionamento de dar aulas de tendências e técnicas de maquiagem por meio da internet.
  • Canais de vendas: 35 mil pontos de venda, sendo que 70% do faturamento vêm das farmácias.
  • Tem estandes em lojas de departamento (como Renner e Riachuelo) e lojas multimarcas de cosméticos, quiosques em locais como aeroportos e estações de metrô.
  • Novas estratégias de atuação.
  • Diversificar o mix de produtos (Vult possui mais de 500 produtos em seu catálogo). Exemplo os esmaltes, entrada para itens com maior valor agregado levando em consideração ticket médio no setor.
  • Com a aquisiçãoo Boticário passa a ser a segunda maior companhia do segmento de maquiagem do Brasil, superando a Natura e ficando atrás apenas da Avon, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International”.

Sabe o que eu vejo por trás de tudo isso? Pessoas que são éticas, que valorizam suas relações, tem paixão por desafios e são comprometidas com resultados. Posso complementar que percebo o trabalho por um propósito, deixando um legado por onde passam e belos sorrisos. Onde compartilhar, interagir faz parte do seu cotidiano. Pessoas que sabem que não se pode fazer nada sozinhas, que espalham leveza, bom humor contagiando e iluminando tudo ao seu redor.

Como eu me identifico com tudo isso, peço licença ao Boticário para fazer minha também a frase: “Porque beleza é o que a gente faz”.

Fonte: TI Especialistas

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