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Compras online em farmácias dispararam durante a pandemia

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Pesquisa “Consumo Online no Brasil” mostra que 9 entre 10 brasileiros aumentaram suas compras de mantimentos e itens de farmácia via apps e canais digitais em 2021.

 

No último ano, cerca de 78% dos brasileiros e brasileiras fizeram compras online e contrataram serviços de entrega de itens de supermercado e farmácia ao menos uma vez ao mês. Quase 90% afirmaram ter feito mais compras online nesses estabelecimentos do que antes de a pandemia começar. É o que aponta a pesquisa Consumo Online no Brasil*, realizada pelo PayPal.

 

Segundo o estudo, a maioria das compras online mudou de mensal para semanal ou quinzenal durante a pandemia. E, segundo os respondentes, quando a crise sanitária acabar, esse método de aquisição se manterá em níveis mais altos do que há dois anos.

 

A pesquisa descobriu também que os consumidores gostam da experiência de fazer suas compras cotidianas online, e consideram essa tarefa fácil e prática. Além disso, eles mantêm um registro de seus pagamentos online para despesas diárias e declaram que suas compras são planejadas, não ocorrem por impulso.

 

Os consumidores online se preocupam com a segurança de suas compras de supermercado e farmácia online, independentemente do serviço, produto ou canal onde compram. Nesse contexto, a segurança e as garantias contra fraudes aparecem como principais vantagens do uso de carteiras digitais.

 

Desde o começo da pandemia, o faturamento online passou de 10% (de tudo o que é vendido no varejo brasileiro) para mais de 21%, segundo a FGV. Por causa do coronavírus, claro, mas também porque o processo é mais fácil, rápido e seguro – como a pesquisa “Consumo Online no Brasil” demonstra.

 

Confira insights da pesquisa:

 

Tempo e dinheiro

•    De acordo com a pesquisa, 90% dos entrevistados afirmam que suas compras online ou via aplicativos em farmácias e supermercados aumentaram durante a pandemia.

•    Antes de a crise sanitária começar, em março de 2020, cerca de 36% dos brasileiros compravam mantimentos ou remédios de forma online diariamente ou semanalmente; já durante os 20 meses de pandemia que se seguiram, esse índice ultrapassou os 55%. E os entrevistados pelo estudo do PayPal acreditam que esse cenário não deve sofrer alterações no pós-pandemia.

•    89,8% dos brasileiros e brasileiras admitem gostar de comprar mantimentos e produtos farmacêuticos online ou por meio de aplicativos porque economizam tempo; e 89,5% o fazem porque economizam dinheiro – compram apenas o que precisam.

•    88,6% dos respondentes dizem conseguir acompanhar melhor suas despesas de farmácia e supermercado quando pagam online ou via apps.

Meios de pagamento

•    Os cartões de crédito são o principal meio de pagamento online em farmácias e supermercados (76,2%), seja entre homens e mulheres seja por faixa etária. Em seguida vêm os cartões de débito (62,2%), o Pix (42,8%), as carteiras digitais (29,3%), o dinheiro em espécie (11,1%) e a transferência bancária (5,2%).

•    Segundo o estudo, quem usa carteiras digitais para fazer compras em farmácias e supermercados tende a fazer isso com mais frequência (82% dos casos). Nesta vertical, a porcentagem de homens e mulheres que fazem compras com carteira digital sempre ou quase sempre é praticamente a mesma (em torno de 80%).

•    83,1% dizem que as compras online de supermercado e farmácia já fazem parte do dia a dia.

Preocupação com saúde e segurança

•    78,1% dos entrevistados disseram fazer compras de mantimentos ou produtos farmacêuticos online ou por meio de aplicativos por motivos de saúde ou para evitar o contágio.

•    61,8% estão preocupados com a segurança dos pagamentos online/via aplicativo ao comprar mantimentos e produtos farmacêuticos – índice que cai para menos de 40% quando a compra é realizada via carteira digital.
Boa experiência e futuro

•    92,1% gostam da experiência de fazer compras online de supermercado e farmácia.

•    93% pretendem continuar a fazer compras online de supermercado e farmácia quando a pandemia acabar. Diferentemente do que se pode imaginar, a maioria dos pesquisados afirma que esse tipo de pagamento facilita o controle das despesas.

•    A pesquisa destaca também que brasileiros e brasileiras têm a intenção de incluir, nos próximos cinco anos, ainda mais produtos e serviços em seu cotidiano de compras online ou via app – como água e luz, entretenimento e educação. Entre as tecnologias mais citadas neste futuro próximo estão as carteiras digitais e os QR Codes.  

 

Fonte: Portal Mundo do Marketing

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