Ícone do site Panorama Farmacêutico

Contratura muscular: causas, sintomas e tratamentos

Contratura muscular

A contratura muscular, também conhecida como cãibra, é fruto de uma contração dolorosa e aperto dos músculos. Os espasmos são comuns, involuntários e imprevisíveis e podem ser aliviados por meio do uso de relaxantes musculares, alongamentos e massagens.

O que é uma contratura muscular?

Também conhecidos como cãibras musculares, os espasmos os contraturas ocorrem quando o músculo se contrai de forma involuntária e forçada de forma incontrolável e não consegue relaxar.  Os locais mais comuns de espasmos musculares são as coxas, panturrilhas, pés, mãos, braços e abdômen.

Os espasmos musculares variam em intensidade, desde casos leves e desconfortáveis ​​até situações em que há uma dor intensa. O músculo espástico pode parecer mais duro do que o normal ao toque e/ou parecer visivelmente distorcido. Os espasmos geralmente duram de segundos a 15 minutos ou mais e podem ocorrer várias vezes antes de desaparecerem.

Como faço para parar um espasmo muscular?

Não há pílula ou injeção que alivie instantaneamente os espasmos musculares, então a melhor coisa que você pode fazer é alongar o músculo afetado e massageá-lo. Se ocorrer na perna, levante-se e caminhe. Tente aplicar gelo ou calor (tome um banho morno ou use uma bolsa térmica).

Quem sofre de contraturas musculares?

Espasmos musculares ocorrem a qualquer momento para qualquer pessoa, seja idoso, jovem, sedentário ou ativo. Pode acontecer ao caminhar, ao se sentar, durante algum exercício ou mesmo dormindo. Alguns indivíduos são propensos a espasmos musculares, que ocorrem regularmente com qualquer esforço físico.

O que causa espasmos musculares

Alguns especialistas acreditam que um dos seguintes itens pode ser o culpado na maioria dos casos:

As possíveis causas para cãibras noturnas nas pernas incluem:

Como são tratados os espasmos?

Como posso prevenir espasmos musculares (cãibras musculares)?

Sair da versão mobile