fbpx
O maior canal de informação do setor

CRF-RN realiza campanha para pacientes polimedicados

686

 Os danos causados por medicamentos, além de graves, custam R$ 60 bilhões ao ano para o Sistema Único de Saúde – SUS. A cada real investido no fornecimento de medicamentos, o governo gasta cinco reais para tratar as morbidades relacionadas a medicamentos (MRMs). As mais onerosas são as causadas por reações adversas (39,3% dos gastos), pela não adesão ao tratamento (36,9%) e pelo uso de doses incorretas (16,9%).

Metade dos casos poderia ser evitada com uma supervisão mais cuidadosa e efetiva dos tratamentos (UFRGS/2017). Atentos ao problema, os conselhos de Farmácia de todo o Brasil se uniram em uma campanha nacional de promoção da adesão às terapias medicamentosas e ao seu uso seguro e racional. A iniciativa é em comemoração ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, 5 de maio.

O público-alvo da campanha não foi escolhido por acaso. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 70% dos pacientes com hipertensão, diabetes ou dislipidemias – em sua maioria, usuários de vários medicamentos –, não conseguem controlar suas doenças mesmo tendo diagnóstico e prescrição de médicos. Em outro estudo, o órgão apurou que 82% dos pacientes que utilizavam 5 ou mais medicamentos de uso contínuo o faziam de forma incorreta ou demonstravam baixa adesão ao tratamento. Um em cada três pacientes abandonou algum tratamento, 54% omitiram doses, 33% usaram medicamentos em horários errados, 21% adicionaram doses não prescritas e 13% não iniciaram algum tratamento prescrito.

Além de promover a conscientização da população sobre a importância do acompanhamento farmacêutico para a prevenção de danos e o uso seguro dos medicamentos, os conselhos querem utilizar a campanha para contribuir de forma mais efetiva para a reversão dessas estatísticas. Durante todo o mês de maio, os voluntários engajados na iniciativa buscarão serviços públicos de saúde, como as UBSs e as farmácias públicas, para verificar se pacientes polimedicados têm acesso e aderem ao tratamento medicamentoso ou não.

A proposta é envolver, também, os farmacêuticos dos serviços onde será feita a coleta dos dados, para que eles, ao entrevistar seus pacientes, tenham uma melhor compreensão do problema, e consigam traçar estratégias para resolvê-lo. O estudo será feito em 24 das 27 unidades federativas. A expectativa é divulgar o resultado durante o Congresso do Conselho de Secretários Municipais de saúde, em julho. Os conselhos de Farmácia esperam sensibilizar os gestores públicos.

O Conselho Regional de Farmácia do RN (CRF-RN) também preparou uma programação especial neste mês de maio para envolver todos os profissionais da área. (Segue abaixo lista de eventos).

 SERVIÇO: Eventos do CRF-RN pelo 5 de Maio

– 03.05.18 – Palestra: Vacinação: como implementar o serviço de vacinação no seu estabelecimento

Palestrante: Fernando Bacelar (MA) – farmacêutico e diretor Vacina Aqui (Consultoria em Vacinação)

Local: auditório do CRF-RN Hora: 18h às 20h

– 03 e 04.05.18 – CRF-RN Itinerante – Mossoró

CRF-RN levará os serviços administrativos aos farmacêuticos da região oeste.

Local: Seccional Oeste do CRF-RN Hora: Quinta-feira (03.05): 10h às 18h

Sexta-feira (04.05): 10h às 16h

– 04.05.18 – Curso: Atuação farmacêutica voltado ao Desporto: do perfil laboratorial à dispensação de suplementos alimentares/nutracêuticos

Palestrantes: Max Denisson Maurício Viana (AL)

Fernando Bacelar (MA)

Local: Garbos Trade Hotel (Mossoró)

Hora: 8h às 18h

– 05.05.18 – Fórum sobre Uso Racional de Medicamentos

Tema: Farmacêuticos no Desafio Global

Local: Auditório do CRF-RN

Hora: 9h às 17h30

– 05.05.18 – Minicurso: Ciclo da Assistência Farmacêutica no Âmbito Hospitalar

Palestrante: Prof. André Noronha

Hora: 9h às 13h

Local: Auditório do Hospital Infantil Varela Santiago

– 13.05.18 – CRF-RN Itinerante – Pau dos Ferros

O CRF-RN levará os serviços administrativos aos farmacêuticos da região oeste.

Fonte: Correio de Seridó

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação