O maior canal de informação do setor

Cuidados preventivos reduzem chances de desenvolver câncer de pele

484

O câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil. Por isso, cuidados básicos devem ser reforçados para prevenir o aparecimento da doença. Entre os fatores de risco, estão exposição ao sol sem proteção, principalmente nos horários de maior radiação entre às 9h e às 16h, histórico familiar da doença e hábitos não saudáveis como, por exemplo, sedentarismo e alimentação desequilibrada.

Segundo o dermatologista Wesley Ferreira, da Clínica Singular em Brasília, há dois tipos de cuidados: a primária e a secundária. No caso da primária, a pessoa precisa se conscientizar sobre a importância do uso diário do filtro solar, com um fator adequado de proteção. Também é importante proteger a pele do rosto com bonés e chapéus. “Filtro solar não é um passaporte para tomar sol indiscriminadamente. Há ainda outras medidas de proteção”, alerta o médico.

A prevenção secundárias seria uma alimentação rica em frutas com substâncias antioxidantescomo, por exemplo, mirtilo, morango, ameixa, kiwi, uva e cereja. Outro cuidado importante é examinar a pele buscando sinais de lesões novas, principalmente em áreas da face que são mais expostas como o nariz e o lábios.

Cuidados preventivos reduzem chances de desenvolver câncer de pele
Cuidados preventivos reduzem chances de desenvolver câncer de pele

Os carcinomas são o tipo de lesão mais comum que crescem gradualmente e apresentam risco. Já os melanomas são mais raros e agressivos e surgem como manchas pretas na pele. Em ambos os casos, o mais recomendado é procurar um dermatologista.

Fonte: Metrópoles

Veja também:

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação