O desempenho do Produto Interno Bruno (PIB) brasileiro no segundo trimestre de 2021 foi o terceiro pior entre os países do G20 – grupo dos países mais ricos. É o que aponta relatório divulgado nesta quarta-feira (15) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
A economia brasileira encolheu 0,1% no 2º trimestre, na comparação com o trimestre anterior, resultado que só ficou à frente do desempenho do Canadá e da Índia que registraram, respectivamente, retração de 0,3% e de 10,2%. O melhor desempenho foi do Reino Unido, com alta de 4,8%.
O relatório da OCDE não inclui, entretanto, o resultado do PIB da Argentina, da Rússia e da África do Sul, que ainda não disponibilizaram números consolidados.
Crescimento do PIB do G20 desacelera
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/
O relatório mostra que crescimento econômico do grupo dos países mais ricos desacelerou para 0,4% entre abril e junho, ante 0,9% no primeiro trimestre, mas com grandes diferenças entre as economias.
O PIB da área do G20 como um todo superou o nível pré-pandêmico (4º trimestre de 2019) em 0,7% no 2º trimestre, impulsionado principalmente pela China, cuja atividade já se encontra 8,2% acima do patamar de antes da Covid.
“No entanto, a maioria dos países ainda está atrasada em relação aos níveis pré-pandêmicos, com a Índia apresentando a maior diferença (menos 8,1%), seguida pelo Reino Unido (menos 4,4%) e Itália (menos 3,8%)”, destaca a OCDE.
O Brasil encerrou o 2º trimestre 0,1% abaixo do patamar do final de 2019, segundo o relatório.
Já os EUA superaram o nível pré-pandemia em 0,8%.
Fonte: G1