Cannabis – Foi aprovado na Câmara de Goiânia, por unanimidade entre os vereadores, nesta quarta-feira (17), o projeto de lei que marca o dia 27 de novembro como o Dia Municipal da Cannabis Terapêutica no Calendário Oficial do município. O incentivo para proposta é aumentar a conscientização do uso terapêutico da cannabis, além de criar mais espaço para a pesquisa e a discussão com o objetivo de instruir a população acerca da regulamentação e distribuição dos medicamentos. O projeto é de autoria do vereador Lucas Kitão (PSL). O texto agora tramita na Casa para segunda votação.
Em nota publicada pela Câmara, o vereador afirma que desde 2013 a data já é celebrada não oficialmente. ‘Agora vamos poder incluir no Calendário Municipal a realização de debates, palestras, distribuição de material informativo e até mesmo a realização de atos públicos na capital’, explicou o parlamentar.
Ainda de acordo com ele, ‘a inclusão no Calendário Oficial do Município vai permitir que ações sejam realizadas por instituições públicas ou privadas, a fim de promover atividades de caráter educacional na cidade que é referência em todo o Brasil, desde a aprovação da regulamentação desses medicamentos na capital’.
O dia 27 também é marcado como o Dia Nacional do Combate ao Câncer. Por isso, foi feita a escolha pela data, idealizada por ativistas que defendem a efetividade do medicamento para o alívio de sintomas provocados pela quimioterapia.
Os vereadores Willian Veloso (PL) e Anselmo Pereira (MDB), que é farmacêutico, parabenizaram Lucas Kitão pela proposta e destacaram a importância deste tipo de substância para a população. ‘As gotas do cannabis medicinal minimizam os malefícios de diversas doenças. Não é porque a gente está melhorando o acesso ao medicamento, que estamos incentivando a população a usar maconha’, comentou Anselmo.
Fonte: O Popular