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Diversidade dá o tom à venda de não medicamentos

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Diversidade dá o tom à venda de não medicamentos em farmáciasOs resultados de vendas dos não medicamentos em 2021 confirmam a diversidade do mix das farmácias brasileiras. Cosméticos, pastilhas, doces, fraldas, nutracêuticos e até testes da Covid-19 dividem espaço democraticamente na lista dos 15 campeões de demanda.

Os dados da Close-Up International apontaram a comercialização de 2,57 bilhões de unidades no decorrer do ano passado – volume 4,84% superior ao de 2020. O percentual é similar ao crescimento geral do varejo farmacêutico.

A Unilever colocou duas de suas principais marcas no topo da lista, com a Rexona ocupando a primeira posição. Foram 60,4 milhões de itens vendidos, uma alta de 1,54% e que simboliza uma retomada gradual no segmento de desodorantes – seriamente afetado pelo isolamento social no início da pandemia. No segundo lugar figurou a Dove, com 53,3 milhões de unidades e avanço de 4,73%.

Diversidade dá o tom à venda de não medicamentos“Essa colocação é reflexo de um trabalho de parceria com nossos clientes do varejo farmacêutico, buscando soluções específicas, bem como inovações que agreguem ainda mais valor para os consumidores. Um exemplo disso é a marca Rexona Clinical, sucesso no canal desde seu lançamento, pois entrega um benefício percebido e a equação de valor que o shopper de farmácia valoriza”, argumenta Andreza Graner, gerente de marketing da marca Rexona.

Consolidação do segmento de bomboniere

Apesar do retrocesso de 4,94%, a pastilha Valda, da Canonne, sustentou a terceira colocação, com 35,3 milhões de itens comercializados. A Lacta, da Mondelez, aparece em seguida – suas 23,8 milhões de unidades garantiram à fabricante uma evolução percentual de 20%, a maior entre os top 15 do ranking. O resultado atesta a força do segmento de bomboniere, que tem ainda a Trident no top 6.

“Em comum, essas marcas de bomboniere reforçaram o olhar para o varejo farmacêutico no período, com o interesse de expandir canal, levar uma parte de seu portfólio e criar um mix de necessidade na farmácia para determinados produtos”, avalia Paulo Paiva, vice-presidente Latam da consultoria.

Ranking Produto Fabricante Unidades Crescimento
1 Rexona Unilever 60,4 1,54%
2 Dove Unilever 53,3 4,73%
3 Valda Canonne 35,3 -4,94%
4 Lacta Mondelez 23,8 20%
5 Johnson’s Baby J&J 23 -6,56%
6 Trident Mondelez 22,8 6,02%
7 Nivea Desod. Beiersdorf 22,8 9,38%
8 Intimus Gel  Kimberly-Clark 22,2 5,87%
9 Sempre Livre J&J 20,4 -0,97%
10 Nivea Bath Beiersdorf 20,2 3,32%
11 Risqué Esmalte Coty 18,8 8,54%
12 Protex Colgate-Palmolive 18,6 -7,31%
13 Seringa DRK 18,6 12,20%
14 Pampers P&G 18,5 11,60%
15 Monange Coty 18,3 9,30%

 

Vendas em reais

Já no ranking das vendas em reais, o segmento de fraldas foi o responsável pelas duas primeiras posições. A liderança ficou com a Pampers, da P&G (R$ 821,6 milhões), seguida pela Huggies, da Kimberly-Clark (R$ 586,1 milhões). Mais uma vez a Unilever coloca suas marcas Dove (R$ 439,2 milhões/ 9,57%) e Rexona (R$ 428,1/ 4,42%) entre os campeões de vendas, na terceira e quarta colocação respectivamente.

Fechando o top 5, a Ninho Fases, da Nestlé, com R$ 387,6 milhões (33,29%). A fabricante domina os segmentos de fórmulas infantis e complementos nutricionais, com mais três marcas na lista. São elas a Nan Comfor (8ª), Nutren Senior (10ª) e Nestogeno (14ª).

Destaque também para o Eco Teste Covid-19, distribuído no Brasil pela mineira Eco Diagnóstica. O teste rápido ficou na nona posição, movimentando R$ 225,1 milhões nos últimos 12 meses, crescimento de 525,74%.

Ranking Produto Fabricante R$ Crescimento
1 Pampers P&G 821,6 35,64%
2 Huggies Kimberly-Clark 586,1 52,54%
3 Dove Unilever 439,2 9,57%
4  Rexona Unilever 428,1 4,42%
5 Ninho Fases Nestlé 387,6 33,29%
6 Johnson’s Baby J&J 285,2 -0,11%
7 Anthelios

(La Roche Posay)

L’Oréal 273,6 10,22%
8 Nan Comfor Nestlé 233,9 29,92%
9 Eco Teste Covid-19 Eco Diagnóstica 225,1 525,74%
10 Nutren Senior Nestlé 207,3 38,59%
11 Pantene P&G 194,5 -0,31%
12 Nivea Desod. Beiersdorf 188,4 10,91%
13 Nivea Face Beiersdorf 184,8 3,75%
14 Nestogeno Nestlé 184,6 16,37%
15 MamyPoko Unicharm 184,3 90,8%

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


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