Diversidade dá o tom à venda de não medicamentos
Os resultados de vendas dos não medicamentos em 2021 confirmam a diversidade do mix das farmácias brasileiras. Cosméticos, pastilhas, doces, fraldas, nutracêuticos e até testes da Covid-19 dividem espaço democraticamente na lista dos 15 campeões de demanda.
Os dados da Close-Up International apontaram a comercialização de 2,57 bilhões de unidades no decorrer do ano passado – volume 4,84% superior ao de 2020. O percentual é similar ao crescimento geral do varejo farmacêutico.
A Unilever colocou duas de suas principais marcas no topo da lista, com a Rexona ocupando a primeira posição. Foram 60,4 milhões de itens vendidos, uma alta de 1,54% e que simboliza uma retomada gradual no segmento de desodorantes – seriamente afetado pelo isolamento social no início da pandemia. No segundo lugar figurou a Dove, com 53,3 milhões de unidades e avanço de 4,73%.
“Essa colocação é reflexo de um trabalho de parceria com nossos clientes do varejo farmacêutico, buscando soluções específicas, bem como inovações que agreguem ainda mais valor para os consumidores. Um exemplo disso é a marca Rexona Clinical, sucesso no canal desde seu lançamento, pois entrega um benefício percebido e a equação de valor que o shopper de farmácia valoriza”, argumenta Andreza Graner, gerente de marketing da marca Rexona.
Consolidação do segmento de bomboniere
Apesar do retrocesso de 4,94%, a pastilha Valda, da Canonne, sustentou a terceira colocação, com 35,3 milhões de itens comercializados. A Lacta, da Mondelez, aparece em seguida – suas 23,8 milhões de unidades garantiram à fabricante uma evolução percentual de 20%, a maior entre os top 15 do ranking. O resultado atesta a força do segmento de bomboniere, que tem ainda a Trident no top 6.
“Em comum, essas marcas de bomboniere reforçaram o olhar para o varejo farmacêutico no período, com o interesse de expandir canal, levar uma parte de seu portfólio e criar um mix de necessidade na farmácia para determinados produtos”, avalia Paulo Paiva, vice-presidente Latam da consultoria.
Ranking | Produto | Fabricante | Unidades | Crescimento |
1 | Rexona | Unilever | 60,4 | 1,54% |
2 | Dove | Unilever | 53,3 | 4,73% |
3 | Valda | Canonne | 35,3 | -4,94% |
4 | Lacta | Mondelez | 23,8 | 20% |
5 | Johnson’s Baby | J&J | 23 | -6,56% |
6 | Trident | Mondelez | 22,8 | 6,02% |
7 | Nivea Desod. | Beiersdorf | 22,8 | 9,38% |
8 | Intimus Gel | Kimberly-Clark | 22,2 | 5,87% |
9 | Sempre Livre | J&J | 20,4 | -0,97% |
10 | Nivea Bath | Beiersdorf | 20,2 | 3,32% |
11 | Risqué Esmalte | Coty | 18,8 | 8,54% |
12 | Protex | Colgate-Palmolive | 18,6 | -7,31% |
13 | Seringa DRK | 18,6 | 12,20% | |
14 | Pampers | P&G | 18,5 | 11,60% |
15 | Monange | Coty | 18,3 | 9,30% |
Vendas em reais
Já no ranking das vendas em reais, o segmento de fraldas foi o responsável pelas duas primeiras posições. A liderança ficou com a Pampers, da P&G (R$ 821,6 milhões), seguida pela Huggies, da Kimberly-Clark (R$ 586,1 milhões). Mais uma vez a Unilever coloca suas marcas Dove (R$ 439,2 milhões/ 9,57%) e Rexona (R$ 428,1/ 4,42%) entre os campeões de vendas, na terceira e quarta colocação respectivamente.
Fechando o top 5, a Ninho Fases, da Nestlé, com R$ 387,6 milhões (33,29%). A fabricante domina os segmentos de fórmulas infantis e complementos nutricionais, com mais três marcas na lista. São elas a Nan Comfor (8ª), Nutren Senior (10ª) e Nestogeno (14ª).
Destaque também para o Eco Teste Covid-19, distribuído no Brasil pela mineira Eco Diagnóstica. O teste rápido ficou na nona posição, movimentando R$ 225,1 milhões nos últimos 12 meses, crescimento de 525,74%.
Ranking | Produto | Fabricante | R$ | Crescimento |
1 | Pampers | P&G | 821,6 | 35,64% |
2 | Huggies | Kimberly-Clark | 586,1 | 52,54% |
3 | Dove | Unilever | 439,2 | 9,57% |
4 | Rexona | Unilever | 428,1 | 4,42% |
5 | Ninho Fases | Nestlé | 387,6 | 33,29% |
6 | Johnson’s Baby | J&J | 285,2 | -0,11% |
7 | Anthelios
(La Roche Posay) |
L’Oréal | 273,6 | 10,22% |
8 | Nan Comfor | Nestlé | 233,9 | 29,92% |
9 | Eco Teste Covid-19 | Eco Diagnóstica | 225,1 | 525,74% |
10 | Nutren Senior | Nestlé | 207,3 | 38,59% |
11 | Pantene | P&G | 194,5 | -0,31% |
12 | Nivea Desod. | Beiersdorf | 188,4 | 10,91% |
13 | Nivea Face | Beiersdorf | 184,8 | 3,75% |
14 | Nestogeno | Nestlé | 184,6 | 16,37% |
15 | MamyPoko | Unicharm | 184,3 | 90,8% |
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
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