O maior canal de informação do setor

Documentário sobre inclusão social recebe apoio da Panvel

192

Panvel – A peça de teatro Todo Mundo tem um Sonho repercutiu no cenário gaúcho ao abordar a inclusão de pessoas com deficiência física, sensorial e intelectual na sociedade. Criado pelo Pertence Cultural, o trabalho foi agraciado em 2019 com o prêmio Destaque Panvel Em Cena, durante a programação cultural do Festival Internacional Porto Alegre Em Cena. A homenagem da Panvel Farmácias evoluiu em uma parceria com a entidade, contribuindo para a produção de um documentário especial sobre o espetáculo e o trabalho desenvolvido pelo grupo.

Para agradecer o apoio da Panvel, o presidente do Pertence, Victor Freiberg, realizou a entrega de uma camiseta e de um quadro do projeto ao presidente do Grupo Dimed, Julio Mottin Neto. ‘Mais do que possibilitar a realização deste trabalho, a parceria com a Panvel incentiva outras empresas e membros da sociedade a se engajarem com o tema da inclusão. Trata-se de um importante movimento colaborativo, que gera oportunidades para este público mostrar seu potencial como artistas, profissionais e cidadãos’, ressalta Victor Freiberg.

O apoio da Panvel ao projeto está alinhado ao seu engajamento para promoção da diversidade e inserção social. Desde 2014, a empresa desenvolve o programa Juntos, voltado a gerar oportunidades a pessoas com deficiência e reabilitadas. Além disso, vem estruturando um Comitê de Diversidade e Grupos de Afinidade (raciais ou étnicos, LGBTQIA+, PCD, equidade de gênero e geracional) para definir políticas e iniciativas de inclusão. ‘Acreditamos muito na diversidade para construção de um mundo melhor. O trabalho do Pertence reforça nossa aposta na cultura como uma ferramenta eficaz de aproximação para abordagem do tema’, comenta Julio Mottin, parabenizando o Pertence.

Sediado na Capital gaúcha, o Pertence destaca-se como uma instituição voltada ao público com deficiência física, sensorial e intelectual. Atualmente, desenvolve suas atividades através de pilares como: esporte, gastronomia, trabalho, saúde, cultura dentre outros, atendendo cerca de mais de 500 pessoas. Com mais de 10 anos de história, promove uma série de atividades para promoção do bem-estar e inserção social. Através da cultura, esta frente trabalha o potencial de expressão dos alunos, estimulando sua autonomia social e o empoderamento da pessoa com deficiência.

Do teatro ao documentário

A partir das atividades desenvolvidas pelo Grupo Fábrica de Sonhos, fundado pelo Pertence em parceria com as artistas Paula Carvalho e Bianca Bueno, surgiu em 2018, a peça teatral Todo Mundo tem um Sonho. A obra apresenta diferentes elementos já abordados nas atividades, como a música e o circo, a fim de destacar a pessoa com deficiência como protagonista de sua própria história, ocupando seu lugar na sociedade e desenvolvendo suas diversas virtudes. Em 2019, a peça integrou a programação oficial do festival Porto Alegre Em Cena, levando mais de cem pessoas em uma apresentação histórica no palco do Theatro São Pedro.

A experiência no festival virou enredo para a criação de um documentário, que também mostra a metodologia empregada pelo Grupo Fábrica de Sonhos. Lançado no último mês de agosto, o filme de curta-metragem foi produzido através do Edital Formação e Diversidade das Culturas e do apoio de empresas como a Panvel Farmácias, contribuindo ainda mais para a divulgação do trabalho e da mensagem social da entidade. A direção e o roteiro ficaram a cargo da diretora teatral e coordenadora do Pertence Cultural, a atriz Paula Carvalho. A coreografia da peça foi de Bianca Bueno. O documentário pode ser conferido gratuitamente pela internet, bastando acessar o link www.youtube.com/watch?v=yFXdplNhXX8.

Fonte: Dica de Teatro

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/farmacia-independente-tem-sete-minutos-por-mes-para-impactar-o-shopper/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação