Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Dores no Pé da Barriga Pode ser Gravidez?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Dores no Pé da Barriga – Sim, dores no pé da barriga pode ser gravidez. Porém, as famosas dores no “pé” da barriga ou baixo ventre, podem ter outros motivos além de ser um dos indícios de que uma gestação está em andamento. As dores ou mesmo as cólicas podem aparecer após a ovulação e também em outras situações como a TPM por exemplo.

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Porém, as dores no pé da barriga também podem querer dizer que tem alguma coisa errada no corpo. Veja quando se preocupar quando as dores aparecerem e quando eles podem ser sinal de gravidez em andamento.

Dor no Pé da Barriga o que Pode Ser?

Dor no pé da barriga e nas costas pode ser gravidez quando acontecerem após o atraso menstrual e após o período fértil. Às vezes pode parecer que está presente uma dor fina de um dos lados do baixo ventre, às vezes dos dois lados. A barriga também pode apresentar um pequeno inchaço. Essas dores podem ser provenientes do corpo lúteo, a cicatriz que fica quando a mulher ovula. A progesterona secretada por ele traria o inchaço e a irrigação de sangue para que ele produza esse hormônio, traz as dores.

É muito comum a mulher que ovula e tem uma função ativa do corpo lúteo sentir cólicas e até uma dor no pé da barriga e nas costas mais intensa. Ela pode chegar a pensar que há algum problema maior por traz dessas dores, mas são dores funcionais do corpo. Para aliviar esses sintomas, existem medicamentos adequados, e caso haja gravidez de fato, não há riscos se usado.

Porém nem todas as dores no pé da barriga é gravidez. Como dito, as dores são de ovulação e então, esse óvulo pode ter sido fecundado ou não. Mesmo que seja fecundado, há o risco de não implantar e aí a gravidez não acontece. Por isso, o indicado é aguardar e, caso as dores persistam no período após o atraso menstrual, ai sim, há indícios de que possa haver a gravidez.

Se as dores intensificarem e houver um sangramento mínimo sem fluxo, de cor amarronzada ou roseada, pode ser a famosa nidação. Porém nem toda nidação tem sangramento aparente e a dor simplesmente fica um pouco mais forte de um dia para o outro. Vale lembrar que dores no pé da barriga pode ser gravidez, mas também problemas com essa gravidez. A gravidez ectópica ou tubária proporciona a mulher uma dor cada vez maior, por isso, o ideal é investigar com um médico a causa dessas dores se já tiver certeza da gravidez.

Quando Essas Dores São Sinais de Problemas?

Grande parte das mulheres em idade fértil relacionam as dores no pé da barriga automaticamente à gravidez, porém nem todas são causadas por ela. Há casos em que a mulher tem algum tipo de problema íntimo como uma infecção uterina por exemplo. Essa infecção é comum em todas as mulheres que mantêm uma vida sexual ativa. Essas infecções são tratáveis na grande maioria dos casos, pois, são simples. Outros casos de dores no pé da barriga podem indicar presença de doenças venéreas como a clamídia por exemplo. Por isso manter o Papanicolau em dia fará o diagnóstico adequado e precoce para que o médico trate com o melhor medicamento para cada caso.

Dor de Infecção Urinária

A dor no pé da barriga pode ser também indícios de infecção urinária. Nem todas as mulheres levam essa hipótese em consideração, porém mesmo que não haja as dores no canal da uretra, a bexiga vai avisar ao corpo de que tem alguma coisa errada. Por isso, se as dores forem constantes, é também aconselhável com que a mulher faça exames de urina tipo 1 para saber se há alguma infecção em andamento.

Dor de TPM

Outro motivo que traria as dores no pé da barriga é a TPM. Quando a mulher está para menstruar, ela apresentará incômodos típicos dessa fase, como por exemplo, cólicas acentuadas e também nas costas acompanhadas de inchaço abdominal. Essas dores no pé da barriga tendem a desaparecer quando a menstruação desce ou quando ela vai embora.

Na verdade devemos considerar toda dor no pé da barriga um alerta. Uma probabilidade que poucos falam é a da presença de câncer de colo de útero. Esse trará dores mais fortes do que o normal para a mulher, porém são casos isolados. Por mais que estes casos sejam a minoria, deve ser cogitada a hipótese e investigada pelo médico. Mesmo que as dores sejam causadas por ciclo fisiológico da mulher como a ovulação, por exemplo, é indicado conversar com um medico sobre a condição para esclarecer e pesquisar possíveis problemas existentes nessa área. Não tenha medo de investigar e faça do seu ginecologista seu melhor amigo!

Fonte: Trocando Fraldas

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/10/07/pix-promete-reduzir-custos-e-mudar-experiencia-de-consumo/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress