fbpx
O maior canal de informação do setor

Campanha incentiva o descarte correto dos medicamentos

775

O que fazer com os medicamentos que já passaram do prazo da validade ou aqueles que estão em casa e já não são mais usados? Pensando em dar o destino correto para eles, foi criada a campanha ‘Doses de Compaixão – Farmácia Solidária’. A iniciativa surgiu a partir de três frentes de pesquisas e projetos realizado em Venâncio Aires e foi lançada oficialmente na tarde de ontem, na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito.

Por meio da campanha, a comunidade é convidada a fazer o descarte de medicamentos vencidos e/ou que não estão mais sendo usados em pontos de coleta fixados em estabelecimentos da rede pública de saúde do município (veja o box). A centralização de todos os remédios recolhidos será na Farmácia Municipal, onde acontecerá a triagem das medicações.

Depois da avaliação, aquelas que estiverem em condições de uso serão dispensadas para pacientes. Já os medicamentos que estiverem fora da data de validade ou não forem viáveis para aproveitamento serão descartados, conforme as regras existentes. Conforme os realizadores da campanha, qualquer tipo de medicamento, inclusive amostras grátis, podem ser entregues nos pontos de coleta.

O funcionamento da campanha foi apresentado pelo coordenador da Vigilância Sanitária, Everton Notti. De acordo com ele, algumas farmácias particulares já demonstraram interesse em participar da iniciativa. O contato desses estabelecimentos pode ser feito com a Vigilância Sanitária.

INCENTIVOS

A campanha ‘Doses de Compaixão – Farmácia Solidária’ busca unificar ideias e mobilizar a comunidade sobre o descarte de medicamentos. Ela foi criada a partir de três frentes de trabalho: indicação feita pela vereadora e atual presidente da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, Helena da Rosa (MDB) para a criação do ‘Farmácia Solidária’; Secretaria de Saúde, que a pedido de pacientes já recolhia medicamentos com possibilidade de uso; e o projeto ‘Análise do descarte de medicamentos vencidos ou em desuso no município de Venâncio Aires’, realizado por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Duarte de Macedo.

A iniciativa dos estudantes Emanuela Lopes da Silva, Maciel Chaves e Eduarda Kaufmann, coordenada pela professora Tayná Luiza Henn conquistou 1º lugar na Mostra Municipal de Trabalhos Escolares de Venâncio Aires, categorias Anos Finais, e 2º lugar na Mostratec, na categoria 3 (7º ao 9º ano).

PONTOS DE COLETA

Postos de saúde (UBS): Central, Cruzeiro (PAM), Gressler, Vila Teresinha, Centro Linha Brasil, Linha Tangerinas, Vila Santa Emília, Vila Mariante, Vila Estância Nova, Macedo, Coronel Brito, Vila Palanque, Vila Deodoro, Vila Arlindo e Santa Tecla. ESF: Tabalar, Coronel Brito, Santa Tecla e Gressler. CAPS i, CAPS AD e CAPS II.

Fonte: Jornal do Mate

Veja também: Brasileiros criam remédio para impotência com o veneno de aranha

Siga nosso Instagram

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação