Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Drauzio Varella explica a imunoterapia, tratamento que deu Nobel a pesquisadores

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Cirurgia, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia. Opções tradicionais no tratamento do câncer. Mas nos últimos anos, uma nova terapia surgiu como um avanço: a imunoterapia moderna, que rendeu o prêmio Nobel de Medicina a dois imunologistas, o americano James P. Allison e o japonês Tasuku Honjo por suas descobertas na área.

Drauzio Varella explica que técnica é essa, e em que casos ela pode trazer a cura. “Os cientistas Allison e Honjo desvendaram os mecanismos que as células tumorais utilizam para escapar do ataque dos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa imunológica.

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Elas produzem proteínas que se ligam à superfície dos glóbulos brancos e agem como breques, como freios, que os tornam inofensivos. A partir daí, foi possível desenvolver medicamentos que rompem esses freios. Desbloqueados, os glóbulos brancos atacam as células malignas com liberdade”.

No Brasil, a imunoterapia está disponível desde 2016, mas é um procedimento extremamente caro. A esperança no desenvolvimento do tratamento é grande, mas o país ainda está ensaiando os primeiros passos.

Fonte: G1

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress