Drogarias Pacheco e São Paulo iniciam vacinação contra gripe na quinta-feira (10)
As Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, do Grupo DPSP, começam sua campanha de vacinação contra a gripe na quinta-feira (10). O início foi antecipado em cerca de um mês em comparação a anos anteriores e ao período adotado pelo SUS, com a finalidade de contribuir para a imunização da população contra o vírus Influenza, causador de gripes e resfriados.
Veja também: Panvel inicia vacinação contra gripe em Porto Alegre nesta quinta-feira
Para este ano, o Grupo DPSP providenciou um estoque robusto de doses da vacina tetravalente, também conhecida como quadrivalente, que protege contra quatro subtipos do vírus Influenza: H1N1, H3N2/Darwin – cepa identificada no final de 2021 e responsável pelo aumento de casos de gripe no último trimestre –, além de duas cepas de Influenza B (Austria e Phuket).
Siga nosso Instagram
Juntas, as redes de farmácias possuem 1,4 mil lojas pelo país. Unidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santos e Minas Gerais terão vacinas contra gripe disponíveis para aplicação nos clientes mediante agendamento (confira orientações abaixo).
Além das lojas físicas participantes, a campanha também alcançará empresas e condomínios, com condições especiais para vacinação de grupos e equipe de farmacêuticos que se deslocam até o local de preferência da organização.
‘É fundamental que a população se mantenha imunizada contra os vírus causadores das gripes. As vacinas são uma ferramenta importante para evitar o agravamento de quadros respiratórios que circulam no país’, conta Maria Lemos, Gerente de Serviços e Operações de Saúde do Grupo DPSP.
Pessoas com idade a partir de seis meses pode tomar a vacina contra a gripe disponibilizada na Pacheco e São Paulo, exceto alguns grupos específicos (veja abaixo). Em caso de dúvidas, é importante consultar o médico.
Quem se vacinou contra a Covid-19 na campanha da rede pública de saúde também pode receber o imunizante contra a gripe, inclusive no mesmo dia — desde o segundo semestre de 2021, não é mais preciso esperar 14 dias entre essas vacinas diferentes.
O valor é de R? 89,90 por dose.
Como agendar a vacina na Drogarias Pacheco e na São Paulo
O agendamento e a consulta de lojas que disponibilizarão a vacinação podem ser feitos de forma online no Portal de Serviços das drogarias através dos links — Pacheco clique aqui e São Paulo clique aqui.
Empresas e condomínios que tenham interesse em uma parceria para vacinação, podem solicitar uma proposta pelo e-mail clique aqui Clientes Viva Saúde, programa de relacionamento das redes, têm desconto.
Sobre o vírus Influenza
A infecção pelo vírus influenza pode se tornar muito séria, principalmente entre crianças de zero a 3 anos e idosos, podendo causar calafrios, dor de garganta, dores musculares, dores de cabeça.
A gripe também pode ser um gatilho para o agravamento de condições crônicas como doenças respiratórias, cardíacas e diabetes.
Também pode provocar complicações graves, hospitalização e óbito, mesmo em pacientes que estejam em tratamento adequado para suas condições. Por conta disso, a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que o reforço contra a gripe seja administrado anualmente, principalmente em crianças, idosos e pacientes crônicos, considerados grupos de risco.
Quem não pode receber a vacina da Gripe
A vacina tetravalente contra a gripe não pode ser aplicada em pessoas que têm alergia à neomicina ou outro componente da sua fórmula, como ovos de galinha. Também não deve ser administrada em quem recebeu transfusão sanguínea nos últimos 3 meses ou que têm alguma doença ou estão em tratamento relacionado ao sistema imune, como HIV ou câncer.
A dose também não deve ser tomada se a pessoa estiver com febre ou sintomas de gripe no momento da vacinação. Entretanto, não deve deixar de ser feita em casos leves, como resfriados.
Fonte: Folha da Minha Sampa